quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NO MARANHÃO, PDT PROMETE REFORMULAÇÃO APÓS ELEIÇÕES

Partido saiu enfraquecido dos últimos processos eleitorais no Estado; prefeitos podem ser expulsos de partido

Após o segundo turno das eleições, o PDT maranhense deve passar por um processo de reformulação total. Um processo que irá começar com a mudança de alguns nomes das executivas municipais e pode culminar, até, com a expulsão de prefeitos pedetistas que apoiaram Roseana Sarney (PDT) no primeiro turno da disputa para o governo do Estado.

Um dos membros da executiva estadual e membro da coordenação de campanha de Jackson Lago (PDT) ao governo do Estado, Clodomir Paz, afirmou que ainda é cedo para falar sobre posicionamentos oficiais do partido, mas confirmou que o PDT passará por uma ampla reformulação. “Dizer o que vai acontecer com alguns membros é prematuro nesse momento. Não podemos tomar como total, a opinião de um ou de outro. Depois das eleições, vamos reorganizar o partido”, declarou Paz.

Nos bastidores, chegou-se a especular que Lago estaria disposto a pedir a expulsão de pelo menos 20 prefeitos do PDT que apoiaram a candidatura de Roseana. Paz negou que exista qualquer processo no partido de expulsão destes prefeitos. No entanto, outros membros mais radicais classificaram essa atitude de alguns prefeitos como determinante para o fracasso da candidatura de Lago ao governo Estadual.

Até 2008, o PDT foi alçado com um dos partidos mais fortes no Maranhão. Na época, não somente o partido detinha a prefeitura da capital, São Luís e também passou a comandar o governo do Estado. Entretanto, após as ultimas eleições municipais, o partido perdeu os principais cargos. Primeiro a hegemonia na prefeitura de São Luís que durava aproximadamente 16 anos. Depois, o governo do Estado, com a cassação de Lago. E agora, com as eleições de 2010, o partido passa a ocupar apenas três cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

Wilson Lima, iG Maranhão

0 comments:

Postar um comentário