domingo, 31 de outubro de 2010

QUEM AINDA OUSARÁ SER OPOSIÇÃO NESTE MA?

É preciso acordar. Não sobrou muito do que se poderia chamar de oposição nesse Estado. Lula e Dilma Rousssef conseguiram eleger Roseana Sarney, os dois senadores da República maranhenses e maiorias esmagadoras de deputados na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa. Com ou sem fraude, às custas de abuso de poder político e econômico ou não, eles estão eleitos.

Eles têm também o apoio das multinacionais e dos projetos bilionários que se instalam no Maranhão. Detêm o monopólio dos meios de comunicação e conseguem, através de esmolas publicitárias e ameaças judiciais, calar grande parte da pouca imprensa que não está assalariada ao Sistema Mirante.

Eles eram donos do PMDB e do DEM e também de todos os pequenos partidos que aos trancos e barrancos se esforçam para ganhar sobrevida no Estado. Agora são donos também do Partido dos Trabalhadores, de Uniões de Moradores, de Clubes de Mães, de Associações de Jovens, de Movimentos Sociais e até de Sindicatos.

Com a eleição de Dilma Roussef, eles ganharão em definitivo o monopólio de todos os cargos federais, o que os credencia a estender seus domínios sobre muitas almas, sobre todas as almas. Terão o controle da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da seção maranhense do BNDES, de todos os bancos públicos e alguns privados, afinal.

Reinarão ainda mais absolutos, como afinal já reinavam, sobre as estatais, universidades, escolas, hospitais, sobre a Assembléia Legislativa, cada uma das prefeituras, câmaras de vereadores, sobre o Tribunal de Contas do Estado e outros tribunais.

Provavelmente, “nunca antes na história” se viu tanto poder em mãos de um único grupo político. É mais que uma simples relação de propriedade. É uma relação de domínio exclusivo, totalitário, sufocante, sem o aparte das contestações. Donos do poder de polícia e de justiça, do poder social e econômico, quem ainda ousará lhes dizer não?

Esse artigo é apenas um choque de realidade, na ilusão de traduzir todo o mal que se abateu sobre esse Estado. Quem juntará os cacos da oposição? Quem ainda ousará fazer oposição concreta e direta ao governo do Estado? Quantos deputados ainda serão capazes de discursar e agir contra o poder arriscando suas carreiras políticas? Quantos jornalistas ainda serão capazes de escrever arriscando empregos, liberdade e o sustento de suas famílias?

O que é isso, como se chama, o que diabos foi que aconteceu aqui?

Pense em Nero, pense em Calígula, pense em Hitler e Mussolini e ainda achará que eles detiveram menos poder que os Sarney detêm no Maranhão depois do fiasco oposicionista nas eleições de 2010.

Nas sociedades capitalistas manda o dinheiro. E com o dinheiro de todos os bancos, todas as empresas nacionais e multinacionais, o dinheiro do Estado e dinheiro Federal à disposição para corromper todos os valores morais e instituições, como gostam, quem ousará, afinal, enfrentá-los? Quem juntará os cacos da oposição?

O que é isso, como se chama, o que diabos foi que aconteceu no aqui?

Por JM Cunha Santos/JP

0 comments:

Postar um comentário