sábado, 29 de janeiro de 2011

A PENSÃO VITALÍCIA DO MA É LEGADO DOS SARNEY

Uma lei estadual (n° 6.245/1994) do Maranhão determina o pagamento de pensões vitalícias a todos os ex-governadores. Roseana Sarney, também recebe pensão vitalícia. Por isso, ela abriu mão de seu salário como governadora. O vencimento de governador da ativa é inferior à pensão vitalícia de um ex-governador.

Além de Roseana Sarney outros ex-governadores maranhenses recebem o benefício como, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB), o senador Epitácio Cafeteira (PMDB), o senador eleito, João Alberto (PMDB), o engenheiro e ex-aliado da família Sarney, José Reinaldo Tavares, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) e quem menos se beneficiou disso foi Jackson Lago.

A  farra está com os dias contados
A Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) encaminhará uma representação à OAB nacional informando sobre os ex-governadores do Estado que recebem, mensalmente, o benefício. “Em ofício, o presidente nacional da OAB recomendou ao nosso Conselho Seccional e ao Conselho Federal propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN)”, disse Mário Macieira em uma rádio local. No Estado, estima-se que os custos das pensões vitalícias de ex-governadores e viúvas de ex-governadores pode chegar a R$ 3 milhões ao ano.

Com informações do IG

0 comments:

Postar um comentário