domingo, 6 de março de 2011

MA É 14° EM ASSALTOS A BANCOS, APONTA ESTUDO

 Armamento pesado usado por quadrilha que assaltava bancos no estado

O Maranhão é o 14º estado do país no ranking nacional dos casos de assalto a banco e arrombamento de caixas eletrônicos com 23 casos registrados. Destes, 14 tiveram uso de armas pelos suspeitos.

As agências do Banco do Brasil e do Bradesco são as mais visadas, segundo relatório, com 12 e seis ocorrências registradas, respectivamente. As agências do interior do estado respondem por 21 casos do total. O mês de novembro foi o de maior registro, com quatro assaltos.

O primeiro lugar da lista ficou com São Paulo, onde houve 211 casos. O estado é seguido por Mato Grosso (136), Rio Grande do Sul (105), Pernambuco (81) e Bahia (76), na lista dos cinco primeiros. O Distrito Federal é o último da lista com apenas um caso.

Ao todo, a pesquisa apontou 1.130 casos no país ano passado. O número triplicou em relação a 2009, quando, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) houve 430 casos desta natureza.

As ocorrências mais graves, de acordo com pesquisa, geralmente são precedidas por sequestro e seguidas de ações violentas com reféns.

Ainda de acordo com a pesquisa, os registros apontam 23 mortes do total de casos em 2010, decorrente de assalto a banco e a carro-forte e a chamada “saidinha de banco”.

Nos casos envolvendo transporte de valores, seis vigilantes foram mortos. Os números compõem uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado. A pesquisa catalogou as ocorrências nos 26 estados e Distrito Federal. Os dados foram levantados a partir dos casos noticiados na imprensa, informações dos sindicatos de bancários e das Secretarias de Segurança Pública e da Polícia Civil de cada estado.
 
SANDRA VIANA DO IMPARCIAL

0 comments:

Postar um comentário