sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VALE IRÁ CONSTRUIR E EXPLORAR PORTO NO MA

Indústria será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo. 

A Aurizônia Empreendimentos e a mineradora Vale assinaram ontem o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do Terminal Portuário do Mearim. O terminal será erguido na margem do rio de mesmo nome - próximo a Bacabeira, no Maranhão (a cerca de 50 km de São Luís, capital do Estado), e com fácil acesso ao Oceano Atlântico. Essa foi a primeira outorga concedida pela Antaq para construção e exploração de terminal privativo por empresas em consórcio.

Segundo a agência, a Aurizônia movimentará produtos siderúrgicos e a Vale, fertilizantes, minério de ferro e outros granéis. Em comunicado, a Antaq ressaltou que a implementação de projetos siderúrgicos pode ter atuação conjunta com a refinaria da Petrobras. No município, a petroleira está erguendo um empreendimento de R$ 20 bilhões.

De acordo com a Petrobras, será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo. Trata-se de uma refinaria para produção de derivados combustíveis. A Antaq também considera que o contrato do porto servirá de modelo para futuros consórcios entre empresas interessadas em reduzir os custos de construção e exploração de terminais portuários. "A integração do transporte aquaviário com a ferrovia Norte-Sul ainda atrairá muitos outros investidores que estão de olho no rápido desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste", informou o superintendente de portos da agência, Giovanni Paiva, em comunicado.

IG com informações do Valor Online 

0 comentários:

Postar um comentário