domingo, 26 de fevereiro de 2012

NEPALÊS NO GUINNESS BOOK COMO O MAIS BAIXO DO MUNDO

Chandra Bahadur Dangi, de 72 anos, mede 54,6 centímetros.

Homem ganhou título após ser medido três vezes nas últimas 24 horas.

O nepalês Chandra Bahadur Dangi, de 72 anos, entrou neste domingo para o livro dos recordes "Guinness World Records" como o homem mais baixo do mundo de todos os tempos, com 54,6 centímetros do altura, informou uma fonte da organização.

Até agora, o título de homem mais baixo do mundo ainda vivo estava em posse do filipino Junrey Balawing (59,3 centímetros), que tinha recebido o prêmio em junho do ano passado, ao completar 18 anos.

O editor-chefe do livro "Guinness", Craig Glenday, confirmou o recorde após medir Dangi três vezes nas últimas 24 horas.

O nepalês é também o indivíduo mais baixo já registrado pelo "Guinness": antes, a marca estava em mãos do indiano Gül Mohammed, que media 57,5 centímetros, que morreu em 1997.

"Estou feliz de conseguir o título", disse à imprensa Dangi após ter sido agraciado com os dois certificados do "Guinness": um por ser o homem mais baixo vivo e o outro por ser "o homem mais baixo da história".

Dangi também obteve a distinção de ser a pessoa mais longeva à qual se lhe tomaram as medidas para incluí-la no "Guinness", de acordo com Glenday.

A idade de Dangi, segundo seu documento de identidade, é de 72 anos, mas o representante do livro "Guinness" afirmou que é impossível verificá-lo. "É pouco provável que não tenha 72 anos devido a sua densidade óssea, algo provocado pela osteoporose", disse Glenday.

Diante de qualquer dúvida sobre a decisão do livro, Glenday explicou que o "Guinness" possui "indicações precisas sobre como se mede alguém", pautas dadas por médicos especialistas localizados em Londres.

Dangi foi medido por dois profissionais de um centro médico de Katmandu, o Ciwec Clinic Travel Medicine Centre, muito estimado entre os estrangeiros que viajam ao Nepal. "Não está claro o tipo de nanismo que Dangi sofre", ressaltou Glenday.

Com Informações do site g1.com.br

0 comments:

Postar um comentário