quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"ÁGUA PARA TODOS" INICIA SUA EXECUÇÃO EM VIANA-MA, VEJA

Está marcada para esta quinta-feira (2) reunião na Prefeitura Municipal de Viana para tratar da instalação do Programa de Universalização do Acesso à Água - Água para Todos - no município. Viana é um dos primeiros 14 municípios onde o programa será implantado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), que coordena o programa em nível estadual.

Participarão da reunião o secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, o secretário executivo do programa Água para Todos, Raimundo Abreu, os gestores da 7ª Superintendência da Codevasf do Piauí, José Ocelo Campos Júnior e Sérgio Luís Costa e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes.

Além do Termo de Adesão de Viana ao Programa Água pra Todos, também, será discutida na reunião a mobilização para a implantação do Comitê Gestor Municipal de Viana. O comitê é composto por membros da sociedade civil organizada - tais como igrejas, associações e sindicatos - e poder público municipal que serão responsáveis pela fiscalização e validação das primeiras 70 cisternas a serem instaladas para armazenar a água das chuvas.

Estão previstas a instalação de 4.302 cisternas nos municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, Cantanhede, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.

Município piloto
Na semana passada foi instalado o Comitê Gestor Municipal de Matões do Norte, escolhido para ser o município que sediará a experiência piloto do programa no estado. A previsão é de que até o final do mês de abril todos os 14 comitês municipais sejam implantados.

O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, que também é o coordenador estadual do Programa Água para Todos, explicou que serão contempladas com as cisternas as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, com renda familiar per capita mensal de até R$ 70,00 e que estão inseridas no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. "Os comitês municipais serão de extrema importância para a execução do programa, pois eles irão validar as informações obtidas no cadastro,garantindo que as demandas de cada município atendam realmente ao público alvo do programa", ressaltou Cláudio Azevedo.

O coordenador executivo estadual do Programa Água para Todos no Maranhão, Raimundo Abreu, informou que estão sendo feitas as mobilizações para a composição dos conselhos, que são formados por até 13 membros representantes da sociedade civil organizada e também do poder público municipal. "Além dos comitês municipais também serão instaladas as comissões comunitárias, compostas por três líderes comunitários de cada localidade onde serão instaladas as cisternas", complementou o coordenador executivo.

Em parceria com a Codevasf, o Governo do Estado vai levar, ainda, este ano, o Programa Água para Todos para mais 135 municípios de abrangência das Bacias Hidrográficas do Mearim, Parnaíba e Itapecuru, que estão localizados na área de atuação do órgão federal. Fazem parte das ações do programa, a construção de cisternas de produção, poços artesianos, barragens e açudes.

Além das ações desenvolvidas pela Codevasf e Sagrima, no Maranhão, o Programa Água para Todos está sendo executado também pelo Ministério de Desenvolvimento Social, através de convênio assinado com a Secretaria de Estado Desenvolvimento Social (Sedes), para atendimento de 68 municípios que não estão localizados na área de atuação da Codevasf.

Com informações da Folha Maranhão

0 comments:

Postar um comentário