sábado, 3 de março de 2012

SENAI TREINA OPERADORES PARA TERMOELÉTRICA EM CODÓ, CONFIRA

A primeira fase do curso de qualificação de operador de termoelétrica já foi concluída. Cerca de 30 técnicos estão sendo formados para atender a demanda por mão de obra gerada pela MPX, que está construindo a Usina Termoelétrica Parnaíba na região
A primeira turma do curso de qualificação de operador de termoelétrica que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está ministrando em Codó, concluiu a primeira fase de aulas neste sábado (3). O curso é resultado de um convênio entre a instituição e a MPX, que está construindo uma termoelétrica entre as cidades de Santo Antônio dos Lopes e Capinzal.

Ao todo, cerca de 30 alunos, todos já com formação técnica, estão sendo formados para operar as usinas termoelétricas que a empresa pretende operar na região dos Cocais, onde está localizada uma das maiores reservas de gás natural do país.

Segundo o gerente Agência de Treinamento do Senai de Caxias, Adilson Reis, que é responsável pela turma de Codó, a segunda fase do curso começa segunda, dia de março.

"O curso tem 824 horas, distribuídas em cinco meses e é destinado ao aperfeiçoamento de técnicos que já haviam sido habilitados para trabalhar na indústria de energia elétrica. Mais de 80% da turma é formada por egressos dos cursos do Senai e quase todos são da região", afirmou Adilson Reis.

"Na primeira fase focamos no aperfeiçoamento dos conhecimentos que estes alunos já tinham e a segunda fase será focada na operação da planta da MPX propriamente dita. A perspectiva é que todos, de um forma ou de outra, encontrarão espaço no mercado de trabalho na área de termoelétricas que está florescendo na região", completou.

Para o Diretor Regional do Senai Maranhão, João Alberto Schalcher, a parceria com a MPX mostra que a entidade está focada nas demandas das empresas que estão promovendo a expansão do parque industrial maranhense.

"Estamos orientados para promoção da educação profissional e a parceria com a MPX é um bom exemplo disso. Neste sentido também já fechamos convênios com outras grandes empresas como Vale, Petrobras e F. C. Oliveira, apenas para citar algumas", afirmou o diretor.

Convênios

O curso de qualificação de operador de termoelétrica não é o primeiro que o Senai promove para atender a demanda por mão de obra qualificada gerada pela construção da termoelétrica da MPX em Santo Antônio dos Lopes.

No ano passado, o Agência de Treinamento do Senai de Caxias, treinou 200 pessoas da região em um curso de qualificação na área de construção civil, onde os egressos, quase na sua totalidade, já foram aproveitados pela empresa ou suas terceirizadas. " O curso de implantação é focado na área de construção civil e apenas 1 aluno, dos 200, não conclui o curso, os demais tiveram um nível de aproveitamento muito bom. A fase 2, também para 200 alunos, está em planejamento e uma terceira fase está sendo articulada", contou Reis.

Fonte: O Imparcial  

0 comentários:

Postar um comentário