segunda-feira, 7 de maio de 2012

Leia uma das últimas cartas escrita pelo governador Jackson Lago para seu povo

Governador Jackson lago
Venho, perante o povo que me elegeu o seu Governador, prestar o testemunho de minha ação. Tenho somente a minha palavra e a história de uma vida honrada.

Foi assim que enfretamos e derrotamos a mais terrível máquina de poder de todo o Brasil, controlada por uma só família há 40 anos.
 
Entrei na política pela confiança que conquistei como médico em hospitais públicos, acreditando em valores e princípios.
 
Peço a você, amigo e amiga, que divulgue esta carta. Minha palavra é o meu legado.

Sabia que enfretaria a mais desleal, cruel e violenta campanha de oposição. O grupo que enriqueceu nos 40 anos de poder atuou dia e noite, sem trégua, em suas rádios, jornais e televisões, para que você não soubesse o que fazia o Governo. Nesse tempo, forjaram um processo judicial que me retirou o cargo de Governador. Anularam mais de um milhão de votos por conta da presença de umas poucas centenas de pessoas em um ato público de que participei apenas como convidado. Tiraram o que não me pertence, mas ao povo do Maranhão.
 
Por que tamanha violência? porque era preciso calar um governo que em apenas dois anos e três meses realizou muito mais que eles jamis foram capazes.
 
Desde o primeiro dia, estabeleci que meu Governo seria participativo, compartilhado pela população. Inaugurei um modelo novo de governar, chamando para conversar as lideranças políticas, religiosas, sindicalistas e organizações civis, sem discriminação partidária. Realizei fóruns públicos que reuniram mais de cem municípios e suas organizações sociais. Combati o modelo atrasado de governar que provê favores em troca de apoio político. Conveniei com prefeitos, com convicção municipalista, resultando em centenas de obras descentralizadas que mudaram a face urbana e rural dos municípios. Mostrei que era possível realizar quando não se usa o dinheiro público para enriquecer.

Um único exemplo, dentre tantos, mancha de vergonha os que usurparam, pelo tapetão, o cargo que o povo maranhense me confiou.

Em pouco mais de dois anos, em 27 meses, inaugurei 180 escolas no nosso Estado. Em oito anos, eles inauguram três escolas.
 
Mas, a verdadeira diferença, não está nesses números chocantes. A diferença está nos propósitos. Não fizeram escolas porque um pouvo sem educação é um povo submisso. Essa é a cartilha deles.
 
Também inovamos na Segurança Pública, integrando o Maranhão ao conceito de segurança-cidadã, criando conselhos comunitários e efetivando mil novos policiais militares. Aumentamos em um terço a polícia civil. Em todas as áreas, estimulamos a formação de conselhos com ampla participação popular. Foi assim na saúde, nas políticas sociais, na cultura.

Oferecemos modelos de gestão e pollíticas consistentes para valorizar a mulher, os jovens, as minorias, as manifestações da cultura popular.
 
Pela primeira vez, o Maranhão viu o maior invstimento de saúde ser aplicado no interior. No coração central do nosso Estado, inauguramos um moderno hospital de urgência e emergência, o Socorrão de Presidente Dutra. Deixamos encaminhada a construção de mais dois, em Imperatriz e Pinheiro com recuros já depositados nas respectivas prefeituras.
 
Investimos na infraestrutura do Estado, pavimentando mais de mil quilômetros de estradas. Tiramos do isolamento municípios condenados há décadas, pela incúria e insensibilidade de maus políticos. Inauguramos a monumental Ponte da Liberdade, em Imperatriz, que estreita os laços com nossos vizinhos do Tocantins e integra o corredor centro-norte de produção.
 
Dedicamos enorme esforço à atração de invstimentos públicos e privados para construir uma alavanca de novas oportunidades de emprego, especialmente nas áreas de metalurgia, siderurgia, geração de energia.
 
Planejamos a montagem de um repertóiro de projetos estruturantes, para os quais dedicamos o melhor de nossos esforços. A Refinaria da Petrobrás, que se iniciará em breve, é um símbolo desse Maranhão que se projeta para o futuro.

Empreendemos gigantesco esforço de valorização da agricultura familiar, de que é simbolo a recuperação do Projeto Salangô, criminosamente abandonado.

Em São Luís, entregamos as primeiras unidades do maior projeto de inclusão social já realizado no Maranhão, o Projeto Rio Anil, em parceria com o em partes iguais com o Governo Federal, que está construindo apartamentos que substituem substituem barracas e palafitas, tirando milhares de irmãos maranhenses da lama.
 
Isso tudo é apenas uma pequena mostra do que realizamos no Governo. Muito mais havíamos planejado para os dois últimos anos do mandato que o povo nos confiou.

Mas, o verdadeiro legado que entrego à população do Maranhão é a demonstração de que é possível fazer. Nenhuma violência, nenhum gesto arbitrário irá estancar o desejo de participação ativa e cidadã de nossa gente.
 
Entrei no Palácio e dele saí pela porta da frente e nos braços do povo. Resisti o quanto pude à violência daqueles que pensam que são donos do Maranhão.

O que eles não sabem, o que jamais aprenderão é que, no meu lugar milhares se levantarão para combater o atraso e a mentira de um governo sem votos, sem o respeito do seu povo.
 
Viva o Maranhão, Viva o povo do Maranhão!

Até breve.
Jackson Lago

0 comments:

Postar um comentário