sábado, 28 de julho de 2012

Sarah Menezes derrota romena e conquista o 1º ouro do Brasil em Londres


A judoca Sarah Menezes, 22, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Na final, ela ganhou da romena Alina Dumitru, quinta colocada do mundo e medalha de ouro em Pequim-2008, pela categoria até 48 kg.
Sarah partiu para cima da adversária desde o início. Ela tentou aplicar um golpe e a romena sentiu uma contusão no braço direito. Faltando menos de três minutos para o final, Alina Dumitru sofreu uma punição. 

No último minuto, a brasileira conseguiu um yuko. Na sequência, ela aplicou um wazari e definiu a luta.

Com a medalha, Sarah garantiu o melhor resultado da equipe feminina de judô do Brasil. Até então, a melhor colocação tinha sido a medalha de bronze conquistada por Ketleyn Quadros, em 2008.

A piauiense estreou na competição com uma vitória sobre Tu Van Ngoc, do Vietnã. Na sequência, passou pela francesa Laetitia Payet, e nas quartas de final eliminou a chinesa Shugen Wu. Na semifinal, a atleta passou pela belga Charline Van Snick.

Sarah, 22, era uma das principais apostas do judô brasileiro em Londres. Terceira colocada do ranking mundial, a atleta tem no currículo duas medalhas de bronze nos campeonatos mundiais de 2010 e 2011.
A modalidade é considerado o carro-chefe de medalhas pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em Londres. Desde 1984, em Los Angeles-EUA, o país conquista medalha em Olimpíada.

Com o ouro de Sarah Menezes e o bronze de Felipe Kitadai, o judô conquistou sua 17ª medalha na história dos Jogos Olímpicos e se tornou o esporte com mais conquistas --superando o vôlei e da vela (16 cada).

Fonte: A Folha

0 comentários:

Postar um comentário