terça-feira, 28 de agosto de 2012

Carro desgovernado derruba três postes na Avenida Holandeses em São Luís


Na madrugada desta segunda feira um veículo desgovernado danificou três postes na Avenida dos Holandeses no retorno no antigo hotel Quatro Rodas. A queda dos três postes ocasionou falta de energia elétrica para aproximadamente 7.900 pessoas.

O acidente foi provocado pelo condutor de um Peugeot na cor prata que trafegava na Avenida dos Holandeses no Calhau. As casas e estabelecimentos do Quintas do Calhau e Calhau tiveram seu fornecimento de energia interrompido entre 00h24min e 00h48min em consequência do acidente. Equipes da CEMAR foram mobilizadas e trabalharam no reestabelecimento de energia para os clientes que foram atingidos.

Acidentes envolvendo quebra de postes em vias públicas é um fato constante em todo o Brasil. No Maranhão a Companhia Energética do Maranhão - CEMAR tem utilizado palestras e ações educativas para conscientizar os condutores que imprudência no trânsito pode ocasionar quebra de postes, seguido de mortes e lesões muitas das vezes irreversíveis.

Os números de acidentes com essas características no Estado são preocupantes. Em 2011 foram contabilizados pela CEMAR 1.580 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quatro postes por dia. De janeiro a agosto de 2012 já foram registrados 1.211, uma média de cinco postes por dia. Este ano só na região metropolitana de São Luís já foram registrados 292 acidentes com quebra de postes.

Para a CEMAR, esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, para as famílias dos ocupantes do veículo e consequentemente para a população que fica no desconforto pela falta de energia.

Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Atualmente os proprietários dos veículos envolvidos, quando identificados, estão sendo responsabilizados pelos custos com o material e mão-de-obra para repor os postes danificados.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

Fonte: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário