quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Morre em Berlim, o Urso panda mais velho do mundo


Berlim - Bao Bao, o urso panda mais velho do mundo, segundo seus criadores, morreu nesta quarta-feira (22/8) aos 34 anos, informou o zoológico de Berlim. Bao Bao, que foi presente do dirigente chinês Hua Guofeng ao ex-chanceler alemão Helmut Schmidt em uma visita oficial em 1980, era o último de sua espécie a viver na Alemanha.

Segundo o zoo, Bao Bao morreu tranquilamente enquanto dormia. Uma necropsia determinará a causa de sua morte. O panda viviu com sua companheira Tjen Tjen até a morte desta em 1984. Em 1991, a tentativa de acasalá-lo com outra fêmea, Ming Ming, fracassou.

Uma nova fêmea, Yan Yan, chegou ao zoo de Berlim durante a visita do dirigente chinês Li Peng à Alemanha, em 1994. Mas todas as tentativas de acasalar Yan Yan com Bao Bao foram inúteis e a fêmea morreu em 2007, aos 22 anos.

A China é conhecida por sua "diplomacia do panda" por utilizar esses ursos como presentes para países estrangeiros. Atualmente, 1.600 pandas vivem em liberdade na China e outros 300 em cativeiro no resto do mundo, a maioria deles no país asiático.

0 comments:

Postar um comentário