sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Segundo IBOPE, a Aprovação do governo Dilma se mantém em 62%

Percentual, registrado em setembro, é o melhor desde o início do mandato.
Aprovação pessoal da presidente foi de 77% para 78%, dentro da margem.

A aprovação do governo Dilma Rousseff se manteve em 62% dos entrevistados que consideram o governo "bom" ou "ótimo", de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (14).  O mesmo percentual, divulgado em setembro, é o melhor registrado desde o início do governo Dilma, em 2011, pelo Ibope.

O índice dos que consideram o governo "regular" se manteve em 29%. O percentual dos que classificam o governo como "ruim" ou "péssimo" também continua em 7%. A pesquisa foi realizada entre dos dias 6 e 9 de dezembro de 2012. Foram ouvidos 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O percentual de pessoas que aprovam o modo de governar de Dilma passou de 77%, em setembro, para 78%, variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O índice de quem desaprova Dilma passou de 18% para 17%, alteração também dentro da margem de erro.

Dilma completou 65 anos nesta sexta-feira. Na noite desta quinta-feira, Dilma foi ao teatro Bolshoi, em Moscou, assistir ao espetáculo de balé "Cisne Negro" e depois jantou em um restaurante com a filha, Paula, e integrantes da comitiva, como os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Antonio Patriota (Relaçãos Internacionais) e Fernando Pimentel (Deseonvolvimento).

O índice de confiança na presidente Dilma Rousseff também se manteve estável, em 73%. Não confiam em Dilma 22% da população.

Consideram que o restante do governo Dilma será ótimo ou bom 62% dos brasileiros, mesmo percentual verificado em setembro, na última pesquisa Ibope. Passou de 24% para 25% o índice dos que consideram que o restante do governo será regular, e permanece em 7% o percentual dos que acreditam que os próximos dois anos serão ruins ou péssimos.

Inflação
A pesquisa Ibope revela uma piora na avaliação da população com relação às medidas econômicas do atual governo. O percentual dos que aprovam a política de combate à inflação caiu de 50% para 45%, ultrapassando a margem de erro. Desaprovam as ações do governo no setor 50% da população. Os outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

Também houve queda na avaliação da população com relação aos impostos. O índice de desaprovação subiu de 57% em setembro para 65%. Apenas 30% dos brasileiros aprovam os impostos cobrados, contra 38% verificados em setembro.

Aumentou ainda o descontentamento em relação à taxa de juros. O índice de aprovação passou de 49% para 41%, enquanto o percentual de desaprovação passou de 43% para 51%.

Outra queda de aprovação se deu com relação à área da saúde, que passou de 33% para 25%. Desaprovam às medidas do governo no setor 74% da população. A segurança pública sofreu queda de dez pontos percentuais na aprovação em comparação com setembro, passou de 40% para 30%. A desaprovação subiu de 57% para 68%.

A área mais bem avaliada do governo é a do combate à fome e à pobreza, com 62% de aprovação e 36% de desaprovação, índices que se mantiveram estáveis, dentro da margem de erro em relação à pesquisa de setembro. O combate ao desemprego é bem avaliado por 56% dos brasileiros, contra 41%.

Já as medidas de proteção ao meio ambiente são aprovadas por 52% da população e desaprovadas por 42%. Com relação à educação a aprovação é de 43%, menor que os 47% registrados em setembro. Desaprovam as ações do governo no setor 56%.

Mensalão
Pela pesquisa CNI/Ibope, as notícias mais lembradas em dezembro pela população, citadas por 23% dos entrevistados, se referem ao julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. A corte condenou 25 dos 38 réus acusados de participar de um esquema de pagamento a parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em segundo lugar, está o noticiário sobre o anúncio do governo de redução do custo de energia elétrica, com 14%. Também receberam atenção reportagens sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que investiga um sistema de fraudes em pareceres públicos para beneficiar empresas privadas. O caso foi mencionado por 10% dos entrevistados.

O mesmo percentual foi verificado quanto a notícias sobre a CPI do Cachoeira, comissão criada por Câmara e Senado para investigar a relação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. A posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do mensalão, foi mencionado por 5% dos entrevistados. 25% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Comparação com governo Lula
De acordo com a pesquisa, 59% dos brasileiros consideram o governo Dilma igual ao governo Lula. Em setembro, esse índice era de 57%. Teve leve queda, de 22% para 21%, o percentual dos que consideram o atual governo melhor do que o anterior, e subiu de 18% para 19% os que consideram a gestão de Dilma melhor que a de Lula. As duas variações estão dentro da margem de erro. O restante dos entrevistados não respondeu.

A maior preferência pelo governo do ex-presidente é verificada no Nordeste (23%). Na região Sul, verifica-se o contrário, 23% consideram Dilma melhor que Lula. Os entrevistados com maior poder econômico também preferem o governo da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: G1

0 comments:

Postar um comentário