quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O que funcionará no feriado da Proclamação da República em São Luís

Foto de divulgação
O feriado da Proclamação da República, comemorado amanhã, vai alterar a rotina da capital. Serviços como comércio, bancos e órgãos públicos terão o horário de funcionamento modificado e em alguns, as atividades serão suspensas, retornando apenas na segunda, 18. O comércio da Rua Grande vai funcionar das 8h às 14 horas, conforme consta do acordo de Convenção Trabalhista, segundo informou o Sindicato dos Comerciários de São Luís (Sindcomerciários). No sábado o funcionamento será normal. Os supermercados abrirão normalmente, na sexta-feira e sábado, das 7h30 às 22h, inclusive os instalados nos shoppings. Bancos não funcionarão no feriado, retornando às atividades somente na segunda-feira.

Para quem optar por passear nos shoppings poderá se divertir nas praças de alimentação que estarão abertas. No Shopping da Ilha, a área de lazer e a praça de alimentação vão funcionar normalmente das 12h às 22h. Já as lojas, stands e quiosques abrirão das 14h às 20 horas. O Cinema UCI Kinoplex tem programação especial funcionando das 11h às 00h. Já o supermercado Mateus irá funcionar das 7h30 às 22 horas. No São Luís Shopping, lojas, stands e quiosques abrirão das 14h às 20 horas; Lojas Americanas, das 12h às 22 horas. O Cinepólis abre das 13h às 22h e o Dany’s Park, das 12h às 22 horas.

No Rio Anil Shopping, as lojas abrirão das 14h às 20h; a academia de 10h às 15h; Lojas Americanas das 12h às 22h; supermercado em horário normal, das 7h30 às 22h. O Space Play e a praça de alimentação funcionarão das 12h às 22h; e o Cinesystem, a partir das 13h.

Para quem viajar pelo fery boat na hoje ou amanhã, não há mais vagas. Foi colocada uma embarcação extra para viagem de 9 horas, mas já estão com lotação completa. Repartições públicas e escolas públicas e privadas não funcionam no feriado; comércio varejista, panificadoras e postos de combustível a abertura será facultativa; hospitais funcionam em regime de plantão; e Correios estará disponível a Central de Atendimento ao Cliente 08005700100.

Com relação ao recadastramento biométrico, os postos não funcionarão nos dias 15 e 16 de novembro. Os serviços de recadastramento biométrico dos eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras não funcionarão nos dias 15 e 16 de novembro.

O Tribunal Superior Eleitoral comunicou ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que o sistema Elo (banco de dados da Justiça Eleitoral) passará por manutenção preventiva, ocasionando indisponibilidade nas referidas datas.

Na segunda-feira (18.11), os postos de atendimento voltam a funcionar normalmente.

Aeroporto 
A fim de garantir a fluidez nas operações durante o feriado, a Infraero incluiu equipes de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, assim como a realização de manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros. Além disso, funcionários estarão circulando nos saguões e áreas públicas para orientar passageiros e usuários. Eles são facilmente identificados pelo colete amarelo da campanha “Posso Ajudar/May I help you?”. Nos balcões de informação, as equipes estão preparadas para auxiliar os viajantes.

A Infraero conta com ações como o Guia do Passageiro, que traz respostas para as dúvidas mais comuns dos passageiros. A publicação também está disponível nos balcões de informação da empresa. Outra ação é o “De Olho na Mala”, que permite ao passageiro acompanhar em tempo real, por meio de câmeras e monitores instalados na área do desembarque, a colocação das bagagens nas esteiras de restituição. O projeto foi implantado em 43 aeroportos da Infraero e o planejamento da empresa prevê que todos os aeroportos da Rede que recebem voos regulares contem com estrutura equivalente.

A estimativa da empresa é que 1,95 milhão de passageiros circulem nos 63 aeroportos, durante o feriado. De hoje, 14 até dia 18, espera-se um crescimento da ordem de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 1,88 milhão de passageiros. O dia de maior movimento deverá ser a segunda-feira, quando a perspectiva é que 459,9 mil passageiros utilizem os terminais da Infraero. 

Do Imparcial

0 comments:

Postar um comentário