quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Biometria eleitoral está nos últimos dias para o recadastramento, confiara o prazo


 
 Fila para recadastramento biométrico

Ribamarenses correm contra o tempo para fazer o recadastramento biométrico até o dia 19 de dezembro.

A população do município de São José de Ribamar fez crescer o movimento para realizar o cadastramento biométrico perto do encerramento do prazo. Cerca de 76% dos ribamarenses já realizaram a atualização, índice que representa 75,6 mil eleitores, sendo considerados os votantes do último pleito. São quatro postos dispondo o serviço, além do atendimento móvel instalado há três dias. Desde novembro, a média de atendimentos duplicou passando para mil diários, somando todos os postos. O recadastramento biométrico vai até dia 19 deste mês, sem prorrogação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Quem não atualizar sua situação terá o título de eleitor cancelado.

Quem estava na fila à espera de atendimento no posto da Secretaria de Turismo e Cultura, reclamava da lentidão do processo. O espaço dispõe de dois guichês para agendamentos, dois para atendimento no local e um preferencial, além de dois para emissão do documento. “Eu cheguei aqui cedo e vai chegar a tarde e ainda estou longe de ser atendido”, reclamou o agente de portaria Paulo Costa, 26 anos. Ele estava com a senha 490 e disse ter chegado ao local por volta das 9h e já passava das 11h sem atendimento. Uma funcionária explicou que se trata de “processo que requer atenção dos atendentes, mas tudo é feito com pessoal treinado”

Os postos disponíveis são a Secretaria de Turismo e Cultura, o Centro Social da Vila Sarney Filho (Região das Vilas), o Cartório do Araçagy (disponibilizado recentemente e que desafogou o atendimento nos demais postos), o Fórum Eleitoral, onde a procura é bem maior que os demais – média de 300 por dia, e na unidade móvel, serviço itinerante da Justiça Eleitoral maranhense, que opera, no horário das 8h às 18h, na Praça do Rodão, principal do bairro Parque Vitória.

O atendimento móvel está concentrado nas áreas semi-urbanas, pontos estratégicos que ficam mais distantes das bases nas sede. Estão inclusos os bairros Parque Vitória, Parque São José, Parque Jair, Miritiua, Parque Florence, Espaço Sideral, Alto do Turu e Recanto do Turu. Os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta, sendo o da Secretaria de Turismo e Cultura, atende em horário diferenciado - até às 21 horas.

Os eleitores estão optando pelo agendamento, disse a chefe do cartório, o que tem agilizado os recadastramentos. A média é de 15 por dia, representando mais da metade do total de atendimentos nos postos. Quem opta por agendar, aguarda em média uma hora para atualizar seu documento; já quem não agenda pode ter um tempo de espera de até quatro horas. Segundo a chefe de cartório do Fórum Eleitoral, Terezinha Madeira Neta, os eleitores deixaram para os últimos dias a regularização. “Os últimos quatro meses foram de baixo movimento, e perto de encerrar os postos estão lotados”, disse a responsável. Para mais informações, o eleitor deve acessar o site do TRE www.tre-ma.jus.br ou pelos números 3224-1553 / 0800-098-5000. 

Como fazer
O recadastramento biométrico pode ser feito pelo site do TRE e na página inicial clicando no link ‘municípios em andamento’. É gerado um protocolo com o dia e local de atendimento. Caso decidas ir diretamente ao local, basta pegar a senha e aguarda a fila. Os documentos exigidos são originais da carteira de identidade e comprovante de residência. Caso o usuário vá fazer transferência ou o primeiro cadastramento, além dos originais levar as fotocópias. Para transferências é exigido comprovante de residência dos três meses anteriores, para comprovar permanência domiciliar, conforme exige a Lei Eleitoral. Para alistamento apresentar também a quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995). 


Avanço no recadastramento
Em São Luís, 77% do eleitorado já realizaram o processo de recadastramento biométrico nos postos autorizados – cerca de 463 mil pessoas. São cerca de 670 mil eleitores na capital. A média é de 1.500 atendimentos por dia no posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo o órgão. O atendimento pode ser feito das 8h às 18h, diretamente nos postos autorizados ou agendando pelo site do Tribunal. Os pontos de recadastramento são os Vivas da Praia Grande, João Paulo e Jaracaty; nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha; no CSU da Cohab; e Praça Maria Aragão, onde é preciso marcar o dia de atendimento. Já no posto da Associação de Moradores da Vila Janaína e na sede do TRE, na Beira Mar, são atendidos agendamento, local e prioridades – idosos, gestantes, mulheres com criança de colo.

Os municípios que estão fazendo recadastramento são Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, São José de Ribamar e Timbiras. Paço do Lumiar foi o primeiro a experimentar a tecnologia. O TRE terá sistema de plantão nos sábados 7 e 14 e nos domingos 8 e 15 deste mês, das 8h30 às 18 horas, a fim de atender toda a demanda até o prazo estipulado. O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. O eleitorado brasileiro abrange mais de 141,4 milhões de pessoas. Regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. 

TRE Móvel em Ribamar
A medida visa atender moradores de bairros da chamada região Limítrofe de São José de Ribamar, tais como o próprio Parque Vitória, Parque Jair, Alto do Turu, Recanto do Turu, Espaço Sideral, Canudos Terra Livre, Miritiua, dentre outros. O TRE Móvel fica na Praça do Rodão até o próximo dia 12. Em seguida, o projeto itinerante seguirá para a região do Cohatrac V – o período ainda será informado pela Justiça eleitoral.

Para efetuar o recadastramento eleitoral biométrico o eleitor deve apresentar obrigatoriamente o original e cópia do documento de identidade(RG, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento); comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros contidos na lei); e de quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995, que irão requerer a primeira via do título).
O eleitor de outro município, que queira transferir o seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar, deve comprovar que reside no município há mais de 03 meses. Se for alterar a profissão para trabalhador rural ou pescador: carteira do sindicato e comprovante do último pagamento. 

Do Imparcial

0 comments:

Postar um comentário