domingo, 15 de dezembro de 2013

Embrapa desenvolve uma nova semente de arroz para o MA é mais resistente

Após o lançamento da nova variedade, os participantes do evento foram até o campo e acompanharam a abertura da colheita na Fazenda Mamão.

Solenidade

Também em parceria com alguns órgãos, no dia anterior ao lançamento da BRS/MA 357 (13 de dezembro), a Embrapa promoveu um “Dia de Campo” em Arari, que teve o objetivo de levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine da nova cultivar plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².

Após anos de pesquisa, a Embrapa  lançou, no sábado (14), a nova cultivar de arroz desenvolvida principalmente para a Baixada Maranhense, a BRS MA 357. O lançamento, que aconteceu durante a VII Abertura da Colheita de Arroz Irrigado, na Fazenda Mamão, em Arari, contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, que fez a entrega simbólica de 100 toneladas de sementes da nova cultivar a produtores maranhenses.

Também participaram do evento a diretora de Administração e Finanças da Embrapa de Brasília, Vânia Castiglioni, o empresário Benedito Mendes, o diretor regional da Camil Alimentos, André Ziglia – ambos realizadores do evento, o superintendente da Codevasf do Maranhão, João Batista Martins, o deputado federal Carlos Brandão, o prefeito de Arari, Djalma Melo, o chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, além de produtores, empresários, pesquisadores e secretários municipais.

A cultivar BRS -MA 357 proporciona uma planta de baixo porte – que evita o acamamento, alta produtividade e fácil manejo, e ainda voltada para pequenas áreas, facilitando o plantio dos agricultores familiares.

Essa variedade de arroz desenvolvida pela Embrapa é adaptada às condições do solo e clima do Maranhão.Também poderão utilizar essa nova cultivar os produtores que plantam em terras baixas, várzeas úmidas ou sob regime de irrigação. A BRS MA 357 tem uma estimativa de produtividade de 7 toneladas/hectare, bem acima do alcançado atualmente, que é de 5 a 6 toneladas.

O agricultor de Arari, Francisco de Sales Fernandes, foi um dos 3 produtores que receberam, simbolicamente, as sementes da cultivar BRS MA 357. “Ontem (sexta-feira, 13) eu participei do Dia de Campo e o que mais me chamou atenção foi a resistência da planta do arroz ao acamamento, a produtividade e a qualidade do grão”, contou ele. 


O lançamento da nova variedade de arroz faz parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa, e está sendo promovido por cinco unidades da Empresa, em parceria com algumas instituições maranhenses. 

Do Imparcial

0 comments:

Postar um comentário