quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PRF prende trio suspeito de praticar crimes pela internet em Caxias


Os homens foram presos na BR-316 quando seguiam para Imperatriz, MA.

Com eles, foram apreendidos celulares, cartões, boletos e etc.

Três pessoas foram presas nesta quinta-feira (31), na BR-316, em Caxias, suspeitas de praticar crimes pela internet. Com o trio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou computadores com programas que capturam senhas bancárias.

Entre os suspeitos, estão dois paraenses de 25 e 23 anos. No veículo apreendido, foram encontrados celulares, cartões bancários em nome de terceiros, boletos bancários, computadores e outros equipamentos de informática, como pendrives.

A prisão ocorreu quando os homens viajavam em um veículo de Teresina, PI, para Imperatriz, MA. Em uma abordagem de rotina, os policiais notaram algo estranho no material. Na delegacia, foi constatado que os três já possuem passagem na polícia por crimes praticados pela internet.

Nos computadores, foram encontrados programas que servem para subtrair dados importantes e senhas dos sites visitados pelas vítimas. So suspeitos ainda tentaram explicar que seriam donos de lan house para a polícia e chegaram a admitir alguns crimes. Os três devem ser levados para a Delegacia da Polícia Federal em Caxias.

Fonte: g1.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Carioca vence concurso de redação da Unesco, eram 50 mil participantes

Tema: 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'

Por Clarice Zeitel Vianna Silva

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

'PÁTRIA MADRASTA VIL'

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. 

Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.

O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. 

Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. 

A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.

E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!

A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. 

Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? 

Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. 

Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? 

Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos. 

Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil?

 Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que terminou a faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio na boate Kiss em Santa Maria RS mata pelo menos 245 pessoas, veja

Novos caminhões do Instituto Geral de Perícias chegaram a ginásio de esportes com mais corpos
 Feridos foram socorridos e levados aos hospitais de Santa MariaFoto: Germano Roratto / Especial

O major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, em coletiva à imprensa, no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM), confirmou a morte de mais de 200 pessoas. Estes corpos estão no ginásio do CDM e segundo Bastianello estas mortes teria ocorrido dentro da boate Kiss. Outros seis corpos de vítimas que não resistiram e morreram nos hospitais da cidade devem ser encaminhados ao ginásio do CDM.

No ginásio do CDM, há um Comitê Gestor da Crise que foi instalado no local e que tem dado apoio aos familiares. Centenas de amigos, pais e familiares estão no local em busca de informações. O procedimento, segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), é que as famílias se dirijam até o CDM, pela entrada lateral da Rua Tuiti, e lá procurem a polícia e se identifiquem. A Polícia Civil tem cadastrado os familiares e a previsão é que em uma hora, o IGP libere a entrada dos familiares no CDM. No entanto, ainda não há previsão de o horário da divulgação da relação dos nomes dos mortos.

Michele Schneid, 22 anos, que trabalhava no caixa da boate Kiss diz que, no momento do incêndio, haveria uma equipe de 23 funcionários trabalhando no local. Ela conta que as pessoas começaram a gritar "fogo" e foi intensa a correria para se abrigar nos banheiros da boate.

_ Eu escutei as pessoas gritarem 'fogo' e foi uma correria. Muita gente correu para os banheiros e acabou morrendo asfixiada _ relata a sobrevivente.


Na tentativa de identificar os nomes, o Instituto Geral de Perícias (IGP) tem colocado documentos de identificação — como identidade, carteira nacional de habilitação, entre outros — e celulares foram colocados nos peitos destas vítimas.

De acordo com relatos de servidores do IGP, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar.

O primeiro caminhão, por volta das 7h20min, levou pelo menos 77 corpos, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Até o momento, famílias que estão no local estão sendo encaminhadas para o portão lateral do CDM, que fica na Rua Tuiti. Inicialmente, a perícia fará a identificação dos mortos que estavam com documentos de identificação (como identificação, carteira nacional de habilitação, entre outros). Em um segundo momento, o IGP deve fazer o reconhecimento daqueles corpos que não tenham identificação. Para isso, deve ser solicitada a ajuda de familiares e amigos no reconhecimento dos corpos.


Ainda no decorrer desta manhã, o IGP deve divulgar uma lista com a relação de vítimas que estão no CDM.

Zero Hora - RS

sábado, 26 de janeiro de 2013

Operação da Polícia Civil e Militar 'Gato Maracajá 2' prende 10

Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar do Maranhão, batizada de “Gato Maracajá 2”, desarticulou hoje (25) uma quadrilha de traficantes no município de Rosário (a 75 km de São Luís).

O delegado Cláudio Mendes, titular do Departamento de Narcóticos (Denarc), que coordenou a operação, informou à tarde ao Jornal Pequeno que foram presas na ação 10 pessoas.

Duas delas foram autuadas. Jocélia Oliveira Araújo, a “Joyce”, de 35 anos, vai responder por porte ilegal de armas. Com ela, a polícia encontrou uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 32, ambas as armas municiadas. Hildovan Carvalho Rabelo, o “Dalvan”, de 23 anos, responderá por tráfico de drogas.

Os outros oito detidos prestaram depoimento e foram liberados, mas serão monitorados pela polícia, que suspeita de que eles articulavam um “consórcio” para mandar matar um PM de Rosário.

Em poder dos conduzidos, foram apreendidos crack e dinheiro, além das armas. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos após determinação judicial.

Essa é a segunda versão da operação “Gato Maracajá” em Rosário. O delegado Cláudio Mendes disse que o município tem se tornado uma rota do tráfico de drogas no estado.

Fonte: jornal pequeno

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Acesso de estudantes maranhenses à Universidades Particulares cresceu

Número de estudantes que conseguiram financiamento quase triplicou.

Além do Fies, Prouni beneficia quem não tem condições de pagar o curso.


O número de estudantes maranhenses que utilizam programas do governo federal para acesso ao ensino superior em universidades particulares aumentou em 2012. Só em um dos bancos onde é feito o financiamento estudantil, a quantidade de inscrições aprovadas foi três vezes maior. Além do Fies, outro programa que beneficia quem não tem condições de pagar o curso particular é o Prouni, que está com inscrições abertas até segunda-feira (21).

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é uma concessão de crédito usado para pagar de 25% a 75% do curso superior escolhido pelo estudante, regularmente matriculado na rede privada. O curso precisa ter avaliação positiva do MEC. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal concedem o Fies. Segundo o superintendente da Caixa no Maranhão, Valdemilson Nascimento, em menos de 4 anos, o número de estudantes maranhenses que conseguiram o financiamento quase triplicou.

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino a estudantes sem diploma de nível superior. Podem participar estudantes oriundos do ensino médio na rede pública ou, na rede particular, desde que tenham sido bolsistas integrais da própria escola.

Fonte: G1-MA

sábado, 19 de janeiro de 2013

Primeiro presídio particular do país irá custar R$ 2mil por detento


Acesso obrigatório de detentos a salas de aula, livros, assistência médica e odontológica, consulta para terapia ocupacional e cardápio variado, tendo inclusive sobremesa com pudim e vários tipos de doces. É o que promete a Gestores Prisionais Associados (GPA), administradora do primeiro presídio construído e gerido pela iniciativa privada no Brasil, que entra em atividade nesta sexta-feira em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O novo complexo penitenciário é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo de Minas Gerais e cinco empresas que, através de licitação, ganharam o direito de construir a nova cadeia e administrá-la durante os próximos 27 anos. Para a nova obra, foram gastos cerca de R$ 280 milhões pela Gestores Prisionais Associados (GPA). Em contrapartida, o Estado vai desembolsar, por presidiário, mais de R$ 2 mil mensais, um custo de mais de R$ 6 millhões para os 3.040 presos que devem ocupar as cinco unidades do complexo.

Todos os presidiários terão que trabalhar e estudar obrigatoriamente. Para isso, foram construídas oito salas de aula, uma biblioteca com vários títulos e autores e, ainda, ensino profissionalizante. Qualquer prisioneiro será obrigado a ficar pelo menos quatro horas por dia dentro das salas de aula.

No trabalho, a nova penitenciária traz a cópia do modelo inglês. Parcerias com empresas de calçados, embalagens e móveis estão sendo feitas. No entanto, o trabalho não vai gerar nenhum lucro para a concessionária que administra o presídio.

A área da saúde dentro do complexo também tem seu espaço amplo e moderno. São quatro consultórios médicos e um odontológico. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a cada dois meses cada preso terá direito a, pelo menos, uma consulta em cada especialidade: jurídica, médica, odontológica, assistência social, psicológica, psiquiátrica e terapia ocupacional.

Para garantir a segurança de todos que estão lá dentro, seja cumprindo pena ou trabalhando, o investimento foi alto. Todas as cinco unidades do novo complexo penitenciário terão cerca de 1.240 câmeras, o maior número de equipamentos de monitoramento em quantidade de presos no mundo. As portas têm a mesma tecnologia usada nos cofres do Banco do Brasil. A cela não tem energia elétrica e o vaso tem um dispositivo que suga qualquer coisa colocada dentro - evitando risco de que o preso coloque algum tipo de droga ou equipamento para se comunicar. Lâmpadas de baixa voltagem foram instaladas e os detentos dormirão em colchões antichamas.

Para ter direito a cumprir a pena no novo complexo penitenciário, um critério de seleção foi feito. O preso tem que passar por uma classificação técnica e estar apto a trabalhar e estudar. Homens considerados altamente perigosos, neste primeiro momento, não poderão ir para a nova cadeia.

O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, acredita que o novo modelo será um sucesso e já pensa no futuro. "Claro que problemas vão acontecer, é algo novo, então vamos ter que ir ajustando. Mas não tenho dúvida que vai chegar ao resto do Estado e em outros Estados brasileiros", afirmou.

Ferraz sugeriu ainda que a PPP pode ser uma boa solução para os problemas de superlotação das cadeias brasileiras. "Neste momento, o Estado não dispõe de um montante para construir uma unidade dessa. Temos hoje um déficit de 10 a 15 mil vagas", finalizou.

Fonte: Portal Terra

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TCE condena ex-prefeitos a devolverem mais de R$ 9 milhões aos cofres públicos

A ex-prefeita de Paraibano, Maria Aparecida Queiroz Furtado, foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) a devolver um total de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos, decorrentes de gastos sem comprovação. Desse total, R$ 919 mil pertencem ao Fundo Municipal de Saúde (FMS), R$ 1,3 milhão saíram da administração direta e R$ 3 milhões são das contas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

O TCE reprovou, na sessão do Pleno realizada nesta quarta-feira(16) as contas da gestora relativa ao exercício financeiro de 2008, incluindo contas de governo, gestão, Fundo Municipal de Saúde (FMS), Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundeb.

O total das multas decorrentes das irregularidades é de R$ 1,1 milhão. Porém, como se trata de primeiro julgamento, a gestora tem possibilidade de reverter o quadro desde que apresente os documentos comprobatórios das despesas mediante recurso de reconsideração. O relator das contas foi o conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa.

Na mesma sessão, o ex-prefeito de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, foi condenado a devolver R$ 2,7 milhões aos cofres públicos, valor também decorrente da realização de despesas sem comprovação durante o exercício de 2008. Do total do débito, R$ 1,4 milhão correspondem a recursos do Fundo Municipal de Saúde, R$ 1,3 milhão dizem respeito a despesas da administração direta e R$ 32,8 mil são recursos do Fundeb.

As irregularidades resultaram em multas no total de R$ 117,2 mil. Cabe recurso de reconsideração, uma vez que se trata de primeiro julgamento. Foram ainda reprovadas as contas de Celson César do Nascimento Mendes, relativas ao exercício financeiro de 2009 do município de Porto Rico do Maranhão, com débitos no total de R$ 1,3 milhão e multas no total de R$ 159,6 mil. Foram reprovadas as contas do Fundeb, da administração direta, de governo e do Fundo Municipal de Saúde.

Somente as contas do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) foram julgadas regulares. Cabe recurso. O Tribunal também julgou irregulares as contas de Josélio Gonçalves Lima (Câmara Municipal de Davinópolis, 2008), com débito de R$ 53 mil e multas no total de R$ 27,5 mil.

Fonte: Jornal Pequeno

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Com a nova tarifa consumidor residencial é o maior beneficiado


Os consumidores residenciais serão os principais beneficiados pela decisão do governo federal de reduzir as tarifas de energia elétrica e terão descontos acima dos consumidores industriais e comerciais, disse hoje o economista Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ).

A Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira. Ela prorroga as concessões de geração de energia elétrica e reduz encargos setoriais, com o objetivo de baixar as tarifas para os consumidores.

De acordo com o economista, como a lei afeta principalmente o mercado cativo, os principais beneficiados serão as famílias, que terão uma redução média nas contas de 20%. O economista ressaltou, entretanto, que o cálculo vai variar de distribuidora para distribuidora. Já para os consumidores industriais e comerciais, a diminuição na tarifa será um pouco menor.

Nivalde de Castro explicou que o custo da energia estava muito caro no país, “menos por um problema vinculado aos custos da indústria de energia elétrica, mas a problemas de encargos e impostos, notadamente imposto estadual”. Ele acrescentou que, como não tem condição de mexer nos impostos estaduais, o governo federal mexeu nos encargos e propôs à indústria a renovação antecipada das concessões que iriam vencer a partir de 2015. “Ele antecipou para fevereiro de 2013 a redução das tarifas”.

Segundo Castro, a iniciativa veio em um bom momento, “porque vai compensar bastante o aumento [da energia] pelo uso das termelétricas”, devido à escassez de chuvas este ano.

Segundo explicou, até o final deste mês, a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve votar a revisão extraordinária das tarifas das distribuidoras para permitir que haja a redução média de 20% nas contas de energia. “Ela [a Aneel] vai colocar quais são as cotas que cada distribuidora vai receber dessas usinas que foram renovadas. Então, ela tem que fazer uma revisão tarifária extraordinária para que cada distribuidora saiba quanto vai receber de energia das usinas que tiveram a renovação da concessão”.

A energia passará diretamente para as distribuidoras. O coordenador do Gesel esclareceu que a Aneel vai determinar quais serão as cotas dessa energia que caberá a cada distribuidora. Informou que, embora as usinas das empresas Cemig, Cesp e Copel não tenham aderido ao acordo com o governo, os consumidores da região das áreas de concessão de Minas Gerais e de São Paulo vão ser beneficiados.

Ele alertou, porém, que em 2015 vencerão as concessões das usinas que não aderiram e o governo fará uma licitação tendo como preço-teto os valores das usinas que renovaram.

O Imparcial

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MEC anuncia reajuste de 7,97% no piso salarial dos professores

Piso para docentes do ensino básico passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.
Aumento tem como base percentual do aumento do Fundeb.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (10) reajuste de 7,97268% do piso salarial de professores do ensino básico da rede pública brasileira, que abrange educação infantil e nível médio. Com o aumento, o piso salarial para os professores passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.

O aumento é concedido com base no percentual de aumento, de 2011 a 2012, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

No ano passado, o reajuste do piso salarial dos professores de educação básica e que cumprem 40 horas semanais foi de 22,22%. Portanto, o reajuste deste ano representa quase um terço do aumento ocorrido em 2012.

“Dessa vez, [a correção] não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é um reajuste acima da inflação. O problema é que nós partimos de um patamar muito baixo de salário. R$ 1.567 é pouco mais que dois salários mínimos”, afirmou.

O ministro disse que os estados e municípios precisam respeitar reajuste do piso salarial, ainda que tenham perdido receitas devido à desaceleração da economia brasileira. A correção deve ser aplicada já nos pagamentos salariais relativos a janeiro.

“Houve uma desaceleração da economia, uma queda de receitas, mas a lei é essa, e a lei está embasada num caminho de recuperação do piso para permitir que a educação brasileira dê um salto de qualidade”, disse.

Para o ministro, o aumento de R$ 14,2 bilhões, em 2013, dos repasses da União aos estados e municípios através do Fundeb pode ajudar a pagar o reajuste salarial de 7,97%. Em 2012, o Fundeb foi de R$ 102,6 bilhões. Em 2013, os repasses somarão R$ 116,8 bilhões, de acordo com Mercadante.
Impacto

O ministro afirmou que, segundo associações de estados e municípios, o impacto do piso de R$ 1.567 será de R$ R$ 2,1 bilhões aos cofres dos governos estaduais e prefeituras. Segundo o ministro a expectativa é de que em 2014 o reajuste do piso seja superior ao deste ano.

“O reajuste está vinculado ao desempenho econômico. Sempre é assim. À medida que a economia cresce, o reajuste cresce mais. O MEC continua empenhado em solução pactuada [com estados e municípios] porque no ano que vem o reajuste deve ser ainda maior”, afirmou.

Em 2012, estados e municípios criticaram o reajuste de 22,22%. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o aumento custou cerca de R$ 7 bilhões, entre gastos com o salário de docentes, com a contratação de novos professores e com o reajuste na pensão dos professores aposentados.

Entenda como é feito o cálculo
Desde 2009, por lei, o reajuste do piso salarial é feito anualmente em janeiro seguindo como  indicador o Fundeb. O fundo reúne recursos provenientes de tributos e da complementação da União, que são repassados aos governos municipais e estaduais.

Durante o ano vigente, o valor mínimo anual investido pelo fundo por aluno da educação básica é calculado com base em estimativas de arrecadação. A variação desse valor impacta na variação do salário dos professores.

Para o ano de 2012, a estimativa do custo por aluno era de R$ 2.096,68, o que representaria um aumento de 21,2% em relação ao valor final de 2011 (R$ 1.729,28). Assim, o reajuste estimado do piso salarial era maior do que o que de fato aconteceu.

Porém, em 28 de dezembro de 2012, o governo revisou o valor para baixo (R$ 1.867,15) porque as estimativas de receita não se concretizaram. A variação do valor por aluno entre 2011 e 2012, então, foi de 7,97%.

Fonte: g1.com.br

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Inscrições para o Sisu estarão abertas de hoje até sexta-feira


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizará inscrições a partir desta segunda-feira (7) até a próxima sexta-feira (11) para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior.

Podem concorrer às vagas todos os alunos que fizeram o Enem e tiveram nota maior que zero na redação. É preciso entrar no site do sistema, para fazer a inscrição. Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.

Além disso, será possível também escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.

De acordo com o cronograma do Sisu, publicado no Diário Oficial da União do último dia 26, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem 2012, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 28.

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Fonte: Jornal Pequeno

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dutra fala sobre PT: “se persistir a aliança com a oligarquia Sarney terei que sair”

O Maranhão continua fora do mapa do Brasil. Perdermos nestes 10 anos de governo do PT, em que os demais estados avançaram e o Maranhão não”.

A declaração é do deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), ao fazer uma avaliação da situação política e socioeconômica do estado do Maranhão.

O parlamentar aponta como uma das saídas para essa situação a construção de um projeto alternativo para o Maranhão “de forma dialogada com a população”. E revela a articulação de um espaço político com prefeitos, ex-prefeitos, parlamentares e lideranças “capazes de fazer oposição real à oligarquia Sarney”.

A meta, segundo Dutra, é uma só: chegar em 2014 “com força e possibilidade de disputa” para o Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Na entrevista que segue, Domingos Dutra discorre sobre as vitórias da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, que ele preside até março de 2013, avalia os avanços do Parlamento brasileiro e do governo Dilma, em 2012, e fala das perspectivas para o País no próximo ano.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Que avaliação o senhor faz da produção do Parlamento em 2012? Em que avançou? E em que ficou devendo?
DOMINGOS DUTRA – A produção legislativa foi mais ou menos. Avançamos na aprovação da PEC 438/01 sobre o trabalho escravo; na MP 579/02, que reduzirá em quase 20% o valor da energia elétrica; aprovamos o Pronatec e outras medidas do Poder Executivo, importantes para proteger a economia, gerar empregos e reduzir as desigualdades. O Parlamento ficou devendo as reformas política e tributária, a apreciação dos vetos e a distribuição do Fundo de Participação dos Estados.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Quais as votações (Proposta de Emenda à Constituição/PEC, Projeto de Lei/PL, Medida Provisória/MP) do Congresso que o senhor acha foi de grande importância para a sociedade brasileira?
DD – A Proposta de Emenda a Constituição (PEC) do trabalho escravo e a Medida Provisória 579.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – E de sua autoria, quais as propostas que o senhor destaca de grande relevância?
DD – Vários projetos voltados para humanização do sistema carcerário e a que trata da transição administrativa, principalmente na esfera municipal, para evitar o caos que estamos assistindo, em especial aonde os gestores perdem o pleito.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara o senhor esteve à frente de grandes debates e diligências. Quais os grandes momentos desse colegiado?
DD – Vários. Destaco a mobilização nacional para a aprovação da PEC do trabalho escravo; a sessão solene para devolução simbólica dos mandatos dos parlamentares cassados pela ditadura de 1964; o debate que fizemos sobre a propaganda dirigida para o público infantil com graves consequências para crianças; o apoio à causa indígena e quilombola, e as diligências em defesa dos índios Patoxós e Guaranis.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Em nível do Maranhão, sua base, como o senhor avalia que foi 2012? O que melhorou e o que pirou no estado?
DD – O Maranhão continua fora do mapa do Brasil. Perdemos estes 10 anos de governo do PT em que os demais estados avançaram e o Maranhão não. Os indicadores sociais do IBGE, IPEA e outros institutos de pesquisas revelam que estamos no rabo da fila. A causa principal é a falta de alternâncias políticas, ou seja, uma família se apropriou do estado como se fosse sua fazenda.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Fala-se numa “via alternativa” para o Governo do Estado em 2014? O senhor concorda? O que o senhor sugere para o fortalecimento das oposições anti-Sarney?
DD – Estamos articulando um espaço político com prefeitos, ex-prefeitos, parlamentares e lideranças capazes de fazer oposição real à oligarquia e que construa um projeto alternativo para o Maranhão de forma dialogada com a população. No início de 2013 daremos a largada para chegarmos em 2014 com força e possibilidade de disputa.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – Que avaliação o senhor faz do governo Dilma?
DD – A Presidenta Dilma faz um bom governo ao manter a economia estável, gerando empregos e ao mesmo tempo com programas voltados para os mais carentes, como o Brasil Carinhoso e o Viver Sem Limites. Se a Presidenta segurar a economia será reeleita.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – E 2013, o que esperar para o Brasil?
DD – Estabilidade econômica; avançar na reforma agrária, na demarcação das terras indígenas e territórios quilombolas e combater a impunidade e a corrupção.

AGÊNCIA POLÍTICA REAL – O senhor vai continuar no PT?
DD - Estou tentando. Porém se persistir a aliança com a oligarquia Sarney terei que sair em 2014.

Fonte: Agência Política

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alunos de Dom Pedro - MA representam o Brasil em Olimpíada de Matemática

Maranhenses ficaram em quarto lugar e venceram um desafio de cálculos.

Competição reuniu estudantes de várias partes do mundo.


A matemática, que sempre foi uma disciplina temida pela maioria dos alunos brasileiros, foi passaporte para um grupo de estudantes do interior do estado atravessar o oceano em missão acadêmica.

Eles têm entre 15 e 16 anos de idade e moram na cidade de Dom Pedro, a 324 km de São Luís, e representaram o Brasil na Olimpíada de Matemática Eletrônica e Habilidade Mental, na escola City Montessori School, na Índia, a maior escola da rede privada do mundo (veja a reportagem completa acima).

A competição foi vencida pelo grupo da Alemanha, mas os maranhenses, que ficaram em quarto lugar, venceram um desafio de cálculos. “Foram quatro meses de trabalho duro, enfrentando falta de apoio técnico, de governos, de secretarias de Educação, mas tudo isso valeu à pena. Fiquei muito satisfeito com o resultado”, disse o professor David Bem Schwentes.

Foram 10 dias na Índia com estudantes de vários países. A primeira viagem internacional de todos eles. A turma do Maranhão era uma das cinco delegações brasileiras e a que os alunos dominavam melhor o inglês.
Além da competição de matemática, a viagem serviu para os alunos terem contato com outras culturas. Na Índia, eles visitaram vários monumentos e a viagem deu uma esticadinha até Paris.

Fonte: G1 MA

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prisões em Rodovias por embriaguez sobem 125% no fim do ano, segundo PRF

Foram presos 723 motoristas entre 21 de dezembro e 2 de janeiro.
Número de mortes no período foi 11% maior que no ano anterior.

O número de prisões por embriaguez nas rodovias federais entre o dia 21 de dezembro e 2 de janeiro cresceu 125% na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Polícia Rodoviária Federal.  Do dia 21 até esta quarta (2), segundo a polícia, 723 pessoas foram presas por embriaguez. No mesmo período do ano anterior, foram 322 prisões.

A PRF atribui o aumento das prisões à nova Lei Seca, sancionada no dia 20 de dezembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

A nova lei prevê, além do uso do bafômetro, utilização de outros meios para  comprovar que o condutor esteja alcoolizado, como exame clínico, perícia, vídeo e prova testemunhal. Além disso, aumenta a multa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.

Ainda de acordo com a PRF, neste feriado foram aplicados 70.855 testes de embriaguez por meio do bafômetro, aumento de 181% em relação ao ano anterior.

O bafômetro foi o principal instrumento utilizado pela polícia nas estradas para comprovar a embriaguez dos motoristas, segundo a PRF.

Quando o motorista alcoolizado sopra o bafômetro e é flagrado com menos de 0,3 mg de álcool por litro de ar assoprado, é apenas autuado. Nos casos em que o resultado é maior do que 0,3 mg, o motorista é preso. O total de multas por embriaguez neste feriado foi de 1.716.

“A pessoa pode até se recusar a soprar, mas no momento que ela passa sinais de que realmente está embriagada, independentemente se ela assopra ou não o bafômetro, ela pode ser conduzida e presa”, disse diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza.

Segundo estatística elaborada pela PRF, em média, um motorista assoprou o bafômetro a cada 16 segundos nas rodovias federais durante o feriadão de fim do ano.

De janeiro a novembro de 2012, 29% dos motoristas reprovados no bafômetro eram presos. Com a nova lei, de acordo com a PRF, esse número subiu para 42%.

“Com a nova lei, que foi um esforço grande por parte do Congresso, isso corroborou para que pudéssemos fazer uma fiscalização mais eficiente e possibilitou novos meios de provas. Evidentemente nós estamos alinhados com o governo federal e seguindo as diretrizes do nosso Ministério da Justiça”, afirmou a diretora.
O estado que registrou o maior número de prisões por embriaguez foi o Paraná, com 123 do total de 723 prisões em todo o país. Em seguida, estão Santa Catarina (64 prisões), Minas Gerais (47) e Rio Grande do Sul (47).

Mortes nas rodovias
A operação “Fim de Ano” da Polícia Rodoviária Federal registrou 392 mortes nas rodovias federais entre 21 de dezembro e 2 de janeiro, aumento de 11% na comparação com o mesmo período do ano anterior , quando foram 353 mortes.

O maior número de mortos foi registrado em Minas Gerais (56 mortes), seguido por Bahia (50), Rio de Janeiro (32) e Paraná (27).

A diretora-geral da PRF justificou o aumento do número de mortes dizendo que neste Natal houve acidentes mais graves do que em 2011. Somente em um acidente ocorrido em Pernambuco, segundo Maria Alice, houve 11 mortes na colisão de um caminhão com uma van.

“No Natal, se viaja para ficar com a família, portanto temos deslocamento grande para o interior, que é onde temos mais trechos de pistas simples, lugares onde temos os acidentes mais graves”, explicou.

Em relação ao número de acidentes, porém, houve 12% menos ocorrências entre os últimos dias 21 de dezembro e 2 de janeiro do que no mesmo período do ano anterior, totalizando 7.040 acidentes. A quantidade de pessoas feridas também caiu em 14% e chegou a 4.171, segundo dados da Polícia Rodoviária.

Números do réveillon
Levando em conta só os números do feriadão de réveillon, entre 28 de dezembro de 2012 e 2 de janeiro de 2013, houve diminuição de 23% na quantidade de feridos nas estradas federais em relação ao mesmo período do ano anterior. Queda de 2.195 para 1.698.

Houve queda também de 19% no número de acidentes no período, de 3.481 no réveillon do ano anterior para 2.842 neste ano. Caiu ainda a quantidade de mortes, de 133 no ano anterior para 126 registradas no último réveillon, diminuição de 6%.

De acordo com a PRF, ultrapassagens equivocadas e excesso de velocidade foram responsáveis pela metade das mortes registradas neste réveillon. O cansaço também atrapalhou os motoristas: 43% dos acidentes fatais ocorreram entre as 20h e às 6h da manhã.

Neste réveillon, a polícia fiscalizou 131 mil veículos, aplicou 36.279 multas, recolheu 945 carteiras de habilitação e reteve 1.717 veículos, de acordo com a PRF.

Fonte: G1