sábado, 1 de fevereiro de 2014

Educação do MA ganha novas Diretrizes


Com a capacitação, esta semana, de diretores escolares e gestores regionais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá início ao processo de implantação das diretrizes curriculares nas 1.233 escolas da rede estadual de ensino. Durante dois dias, gestores de todo o estado receberam orientações e discutiram padrões de aprendizagem e de ensino a serem alcançados por todas as escolas da rede.

"As diretrizes representam uma conquista e avanço ao sistema educacional, fruto de longo processo de pesquisa e discussão. Elas funcionarão como norte da educação, padronizando a oferta de ensino, garantindo maior equidade de conteúdos e oportunidades aos alunos", destacou o secretário Pedro Fernandes.

Organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a jornada de capacitação nas novas diretrizes curriculares estaduais aconteceu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e foi encerrada na noite de quinta-feira (30).

"Esta ação positiva, estruturante e transformadora ganhou corpo na administração central da secretária e fincou raízes nas escolas a partir dessa capacitação com os diretores de escolas", comemorou o gestor de Chapadinha Jânio Rocha.

Uma das organizadoras do evento, a supervisora de desenvolvimento de recursos humanos da Seduc, Silvia Leda, ressaltou que os gestores escolares que participaram da capacitação irão atuar nas escolas como agentes multiplicadores dos conhecimentos da primeira etapa. Ela acrescentou que serão realizadas mais duas formações que terão como foco os supervisores e professores das escolas da rede estadual de ensino.

A capacitação será ampliada para as 19 Unidades Regionais de Educação, devido a excelente frequência de público e a receptividade ao documento, que vai nortear a prática da gestão escolar em suas várias dimensões.

Liliane Machiorato, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) avaliou o resultado da primeira etapa para implantação das diretrizes curriculares como um avanço para a educação no estado. "As diretrizes representam um grande avanço à educação no estado, tocando no objeto de todo o trabalho, que é o aluno. É uma grande alegria ter colaborado nesse processo", ressaltou.

Para elaboração e implantação das Diretrizes Curriculares, a Seduc conta com a cooperação técnica do Pnud e Ministério da Educação (MEC). "A consultoria do Pnud foi fundamental na construção das diretrizes, direcionando nosso excelente quadro técnico à formação de um padrão de qualidade", frisou o secretário Pedro Fernandes.

Planos de Educação

Além do Pnud, a educação do Maranhão, também, conta com apoio direto do Ministério da Educação na efetivação dos planos municipais e estadual de educação. Esta semana, o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, destacou o trabalho do estado na mobilização e orientação aos municípios para elaboração e adequação de seus planos.

"O Maranhão e a Seduc estão de parabéns, o que pude constatar é que o estado vive uma mobilização em torno da articulação e efetivação dos planos municipais e estadual de educação, e isso está acontecendo de forma antecipada aos outros estados," anunciou o secretário do MEC durante na abertura do IV Seminário Educacional de Integração Estado e munícipios que aconteceu, na terça-feira (28), na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime-Ma), Elaine Araújo, ressaltou a parceria com a Seduc no sentido de alinhar a construção dos planos. "A parceria dos municípios com a Seduc deve ser fortalecida em 2014, alinhando as demandas regionais e estaduais na construção dos planos. Nossa meta é que todos os municípios participem desse processo," afirmou.


Fonte: O Imparcial

0 comments:

Postar um comentário