domingo, 1 de outubro de 2017

Sem tapetão, Lula será presidente, diz Datafolha

Em todos os cenários da nova pesquisa Datafolha, o ex-presidente derrota seus adversários com facilidade; o levantamento mostra ainda que Lula ampliou sua vantagem e também leva em todas as possibilidades de segundo turno; em um cenário com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Lula teria 44% dos votos , contra 36% da líder da Rede; contra os tucanos, a diferença é ainda maior; nos cenários em que Lula enfrenta Geraldo Alckmin, o petista teria 46%, contra 32% dos votos no tucano; se o candidato for João Doria, Lula teria ainda mais votos: 48%, contra 32% do prefeito; enfrentando Jair Bolsonaro, Lula ganharia por 47%, contra 33% do deputado.

A um ano das eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança da corrida presidencial com vantagem expressiva sobre os principais adversários, segundo uma nova pesquisa do Datafolha.

Realizado na quarta (27) e na quinta (28), o levantamento mostra que o petista conservou sua força eleitoral mesmo após ser condenado em um dos processos que enfrenta na Justiça. Ou seja: se não houver "tapetão" nas próximas eleições, Lula levará a Presidência.

As menções espontâneas a Lula como o preferido aumentaram de 15% para 18% desde junho, segundo o Datafolha. Na pesquisa estimulada, em que são exibidos cartões com os nomes dos candidatos, Lula lidera em todos os cenários em que participa, com pelo menos 35% das intenções de voto.

A taxa de rejeição ao ex-presidente caiu nos últimos três meses. Segundo o Datafolha, 46% dos eleitores disseram em junho que não votariam em Lula de jeito nenhum. Agora, 42% têm essa opinião.

O Datafolha fez 2.772 entrevistas em 194 cidades. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos cenários em que está no páreo, Lula tem o dobro de intenções de voto do segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Oscilando entre 16% e 17%, Bolsonaro aparece empatado com Marina Silva (Rede), que varia entre 13% e 14%.

Os dois nomes que aparecem na disputa pela indicação do PSDB, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, têm desempenho igual quando confrontados com Lula, Bolsonaro e Marina, alcançando 8% das intenções de voto. Nos cenários em que ambos concorrem, o que poderá ocorrer se um dos dois trocar de partido, Alckmin e Doria ficam empatados.

Segundo turno
Lula também leva em todos os cenários de segundo turno.O único que ainda empata com ele nesses cenários é o juiz Moro, que diz não ter interesse em disputar a eleição.
Em um cenário com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Lula teria 44% dos votos , contra 36% da líder da Rede.

Contra os tucanos, a diferença é ainda maior; nos cenários em que Lula enfrenta Geraldo Alckmin, o petista teria 46%, contra 32% dos votos no tucanos. Se o candidato for João Doria, Lula teria ainda mais votos: 48%, contra 32% do prefeito. Enfrentando Jair Bolsonaro, Lula ganharia por 47%, contra  33% do deputado.

O Datafolha indica que muitos eleitores não veem alternativa a Lula e tendem a votar em branco ou anular quando ele não aparece entre as opções.

Nos cenários sem o petista, Marina assume a liderança da corrida, variando entre 17% e 23%, com pequena vantagem sobre Bolsonaro.


Do 247

0 comments:

Postar um comentário