quarta-feira, 11 de abril de 2018

MANIFESTAÇÕES ao redor do MUNDO querem LULA LIVRE

Aumenta número de atos no exterior por liberdade a Lula
Nesta quarta-feira (11), embaixadas e consulados do Brasil em todo o mundo, assim como praças e ruas, serão ocupadas por manifestantes denunciando a perseguição política do judiciário e pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ravena (Itália), Haia e Amsterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Londres (Reino Unido), Montevidéu (Uruguai), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Barcelona (Espanha), São Salvador (El Salvador), Bridgetown (Barbados), Santiago (Chile), Cidade do Panamá (Panamá), Bogotá (Colômbia), Washington (EUA), Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina) e Caracas (Venezuela) são algumas das localidades que têm atos confirmados. Em Lima, capital do Peru, onde acontece a Cúpula dos Povos, há a expectativa de uma grande demonstração de solidariedade.
“O ex-presidente Lula gera um consenso internacional que poucos temas conseguem – e que ultrapassa em muito o âmbito da esquerda. Por suas políticas sociais e liderança, ele é uma referência internacional e sua prisão gerou uma resposta de solidariedade instantânea por toda parte. Apesar do que tenta impor a mídia hegemônica brasileira, o que transparece disso para nós é a decadência do judiciário, com essa condenação, e da democracia no Brasil, que vive sob um governo ilegítimo”, analisa Gonzalo Armúa, integrante da Alba Movimientos e do Movimento Popular Pátria Grande (Argentina), desde Lima, de onde participará do ato nesta tarde.
Ontem (10), atos similares aconteceram em Nova Iorque (EUA), Dublin (Irlanda) e Madri (Espanha). Desde que a prisão de Lula foi anunciada, manifestações já aconteceram na Cidade do México (México), Paris (França), Amsterdã, Barcelona, Rosário (Argentina), Lisboa e Roma (Itália). Ainda nesta semana, mais cidades receberão demonstrações populares em desagravo às arbitrariedades e irregularidades cometidas no Brasil: Berlim (Alemanha) e Bilbao (País Basco, Espanha), no dia 12/4; Porto (Portugal) e Montpellier (França), no dia 13/4; Ottawa (Canadá) e Frankfurt (Alemanha), no dia 14/4.
Confira, abaixo, fotos e informações atualizadas ao longo do dia sobre os atos.
Cidade do Panamá (Panamá) 
Ato em homenagem ao grande revolucionário e líder classista Lula l Foto: Hernán Vargas
Amsterdã (Holanda)
Manifestação em Amsterdã perde liberdade à Lula | Foto: Celia Alldridge
Londres (Reino Unido)
Brasileiros e ingleses protestam em Londres | Foto: Facebook/Reprodução
Estocolmo (Suécia)
Ato co-organizado pelo grupo Brasileiros na Suécia pela democracia e contra o golpe (BRASSAR) em frente à embaixada do Brasil em Estocolmo. Fotos: Pedro Gomes\
Lisboa (Portugal)
Em Lisboa, manifestantes, deputados e sindicatos denunciam arbitrariedade da prisão de Lula. Foto: Bruno Falci
Do Blog da Cidadania

0 comentários:

Postar um comentário