terça-feira, 26 de novembro de 2013

Indústria cria novo pneu sem ar, confira

Pneus utilizam estrutura metálica internamente, o que dispensa sua calibração.

Foto: Divulgação

Polaris cria quadriciclo que faz uso de pneus super resistentes sem ar comprimido.
A empresa norte-americana Polaris, especializada em veículos radicais, começou a vender um novo produto. Chamado de Polaris Sportsman, o quadriciclo traz um grande diferencial: pneus sem ar. Dotado de uma estrutura semelhante a de uma colmeia de abelhas, o veículo é a versão civil do MV850 ATV, quadriciclo exclusivo para uso militar. Em comum, ambos abrem mão dos gases comprimidos dentro do pneumático.

E o resultado, segundo a Polaris, é revelador: o pneu é quase impossível de sofrer um dano. O Sportsman suporta um tiro de uma arma calibre .50 e pode ser perfurado com uma lança que continuará funcionando por centenas de quilômetros. Seu visual, no entanto, é bem estranho já que o interior do pneu fica à mostra.

O Sportsman traz motorização de 850 cilindradas com 78 cv. A transmissão é a mesma que a do seu primo militar, ou seja, também tem tudo para ser eficiente e durável. O quadriciclo ainda traz suporte para bagagem e controle de aclive. O quadriciclo é vendido por US$ 14.995, cerca de R$ 34 mil.

A busca por um pneu que não traga o incoveniente risco de furar não é exclusividade da marca de quadriciclos. A Hankook, por exemplo, mostrou o I-Flex, peça que une pneu e roda e que também não faz uso de ar comprimido. Mais difundida é a tecnologia “Run Flat”, que mantém o pneu estruturado por dezenas de quilômetros depois de furado. Com isso, é possível dispensar o estepe, como acontece com alguns modelos europeus. Nesse caso, no entanto, o pneu precisará ser consertado e recalibrado.

Do IG

0 comments:

Postar um comentário