terça-feira, 9 de novembro de 2010

CARNIFICINA EM PEDRINHAS: DESCULPA ESFARRAPADA DO GOVERNO NÃO CONVENCE NINGUÉM

Pode ser 14 o número de mortos na Penitenciária

Foi parar no Jornal Nacional a notícia da carnificina ocorrida no Complexo Penitenciário de Pedrinhas depois de uma rebelião que envolve já cerca de 200 detentos. A superlotação, o não julgamento de processos e a falta d’água no presídio teriam detonado a rebelião.

Embora a tropa de choque da PM permaneça no local, as negociações foram adiadas para a manhã desta terça-feira. O Jornal Nacional e a imprensa local confirmam nove mortos durante a rebelião, mas já há especulações no sentido de que 14 presos foram assassinados hoje. Pelo menos três deles tiveram as cabeças decepadas. Os detentos se negam a liberar os corpos e negociam a liberação de 5 agentes penitenciários feitos reféns.

O episódio revela que o governo perdeu completamente o controle da segurança pública no Estado. Além da carnificina de Pedrinhas, abalam o sistema de segurança o eterno conflito entre índios e brancos no município de Barra do Corda. Hoje mesmo, 1 delegado e 5 indígenas saíram feridos de um confronto por causa de pagamento de pedágio nas estradas da região. Outra notícia terrível: segundo o Jornal Pequeno, 58 homicídios ocorreram na região metropolitana de São Luís somente no mês de outubro.

Em nota sobre a carnificina em Pedrinhas, o governo deu a desculpa esfarrapada de que está construindo novos presídios em Imperatriz, Pinheiro e São Luís. Já faz “um século” que o Maranhão ouve falar da construção de novas unidades prisionais. É só mais uma desculpa. O governo paga mal a polícia, paga mal os agentes penitenciários, a insegurança é total porque a verdade é que, passadas as eleições, o Maranhão está falido. Como já noticiamos, faltam até papel, canetas, papel higiênico e o tradicional cafezinho nas repartições públicas, não há remédios nos hospitais, funcionários do SUS estão sem receber seus pagamentos em diversos municípios e se os policiais estão comendo quentinhas dá para imaginar como anda a alimentação dos presos.

A pobreza é tanta que até deputados na Assembléia Legislativa reclamavam ontem da falta de pagamento de seus salários, porque o governo do Estado ainda não conseguiu fazer o repasse devido ao Poder Legislativo. Afinal de contas, Roseana gastou só R$ 24 milhões na campanha, sem contar o que gastaram os candidatos de sua base eleitoral.

Cunha Santos/JP

Um comentário:

  1. Caro amigo Cunha santos,vc tem razão mais eles são os todos poderosos,são os donos do mar...........,sabe que falo!

    ResponderExcluir