sábado, 20 de março de 2010

NENÉM MOURÃO RETORNA AO CARGO


Francico Evandro Freitas Costa Mourão, o Neném Mourão (PRB) e o seu vice, Lourival Batista da Silva (DEM) retornaram aos seus cargos nesta terça-feira, 16 de março, depois de ficarem afastados da prefeitura de Buriti por quatro meses seguidos, visto que suas cassações ocorreram em meados de novembro de 2009.

Prefeito e vice foram cassados no dia 17 de novembro, assumiu o presidente da Câmara de Vereadores de Buriti, Raimundo Nonato Mendes Cardoso, que foi empossado em 26/11 no cargo de prefeito em substituição ao então titular.

Neném Mourão e o vice, Lourival Silva, foram afastados dos cargos, pela juíza Karine Lopes de Castro (25ª Zona Eleitoral). Mourão foi acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores de Buriti em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura.

Contudo, O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão ao julgar Recurso Eleitoral que pedia a reforma da decisão do Juízo da 25ª Zona Eleitoral que cassou o prefeito e vice-prefeito do Município de Buriti-MA, os membros daquela corte decidiram por unanimidade, no dia 09/02, pelo provimento do recurso impetrado por Mourão a fim de retornar ao cargo.

Todavia, os desembargadores concluíram pela inexistência de provas suficientes e falta dos elementos necessários à caracterização da prática de captação ilícita de sufrágio, mantendo os atuais prefeito e vice-prefeito em seus respectivos cargos.

Nesse meio tempo Neném Mourão aguardava a publicação da sentença e o julgamento de eventuais embargos de declaração impetrados pela parte autora, em razão disso a ordem de recondução, só aconteceu nessa última terça-feira.

0 comments:

Postar um comentário