terça-feira, 23 de agosto de 2011

CONTA DE ENERGIA MAIS CARA NO MA A PARTIR DE DOMINGO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (23), em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). As novas tarifas entrarão em vigor no domingo, 28 de agosto, para 1,7 milhão de unidades consumidoras em 217 municípios no Maranhão. O aumento será de 7,25%.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

O pleito da empresa está disponível na página da Agência. Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica". (FA/GL)

Fator X é um índice fixado pela ANEEL na época da revisão tarifária. Sua função é repassar ao consumidor os ganhos de produtividade estimados da concessionária decorrentes do crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes existentes. Assim, o mecanismo contribui para a modicidade tarifária.

Resolução Normativa ANEEL n. 234, de 31 de outubro de 2006 (Diário Oficial, de 8 nov. 2006, seção 1, p. 111)

O imparcial

0 comments:

Postar um comentário