quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ORGÃOS FEDEREAIS DO MA E PR SE UNEM CONTRA A CORRUPÇÃO

Os procuradores da República no Maranhão (PR/MA) se reuniram com o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 1a Região (PRR-1), Juliano Baiocchi Villa-Verde, e com os coordenadores cível e criminal da Instituição, Oswaldo José Barbosa Silva e Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho, respectivamente, além da cúpula da Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão discutindo formas de incrementar o combate à corrupção no estado.

A 1ª reunião aconteceu no edifício João Marques Farias Filho, sede da PR/MA, com os procuradores regionais. Além do procurador-chefe, José Leite Filho, quase todos os procuradores da PR/MA compareceram à reunião.

O procurador-chefe da PRR-1 disse que foi muito bem recebido pelos colegas procuradores da República no Maranhão. "O objetivo da visita foi o de mostrar o trabalho que está sendo feito na PRR-1 e estreitar os canais de comunicação entre os procuradores; quanto a isso, a atenção dos colegas foi notável. Nós também destacamos a excelência do trabalho da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, que tem buscado eficiência na investigação de crimes, principalmente de desvios de recursos públicos, sem deixar de cumprir as outras atribuições", concluiu Juliano Villa-Verde.

Segundo o procurador-chefe da República no Maranhão, José Leite Filho, na reunião, foram discutidas formas de incrementar o combate à corrupção e a responsabilização dos crimes de desvios de verbas, má gestão de recursos públicos e omissão de prestação de contas. "Estamos todos preocupados com o fator eficiência. “A visita dos colegas procuradores regionais, com exposição das ferramentas que a Procuradoria Regional da República na 1ª Região disponibiliza para as unidades em primeira instância, consolida uma forma de atuação menos burocrática do Ministério Público Federal, dentro dos processos criminais e cíveis promovidos pela Instituição. A visita permitiu também traçar alguns planos iniciais para o combate à corrupção no próximo ano, especialmente pela proximidade das eleições", disse.

Com os mesmos objetivos, os procuradores se reuniram também com a cúpula da Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão. Na reunião, foram revisadas as demandas do estado como um todo, sobretudo no que diz respeito a atuação dos atuais e ex-agentes públicos.

A Polícia Federal mostrou dados e números de operações que tiveram êxito na apuração, investigação e responsabilização de desvio de verbas, má gestão do dinheiro público, omissão de prestação de contas e outros delitos que vem sendo comumente praticados por gestores públicos, sobretudo no interior do estado.

A procuradora-chefe substituta da Procuradoria da República no Maranhão, Carolina da Hora Mesquita Hohn, explicou que todos os diálogos se desenham no sentido de discutir estratégias que melhorem o combate à corrupção, lavagem de dinheiro, e desvios de verbas. “As reuniões foram muito satisfatórias. Os órgãos estão preocupados, engajados e com vontade de melhorar essa demanda da sociedade maranhense, especialmente no sentido de dar maior celeridade, já que ano que vem terá eleição e muitos desses agentes públicos perderão o mandato”, completou.

Ascom/MPF-MA                                                                                                                                         

0 comments:

Postar um comentário