segunda-feira, 16 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO MONTELLO CHEGA A BURITI DE INÁCIA VAZ, CONFIRA

O Projeto Itinerância da Casa de Cultura Josué Montello será realizado no município de Buriti, no Baixo Parnaíba, de segunda (16) a sexta-feira (20). Iniciada em 2010, a iniciativa já passou pelos municípios de Coelho Neto e Dom Pedro.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), o projeto, em Buriti de Inácia Vaz, constará de uma exposição e palestras a serem organizadas no Centro de Apoio Pedagógico Professora Bernadete Cunha.

Na abertura da exposição, que acontecerá às 14h de segunda-feira (16), será distribuída aos alunos e professores visitantes uma publicação com a cronologia de vida do escritor. Serão realizadas quatro palestras por dia sobre temas diversos, principalmente os ligados a educação e a cultura.

“A previsão é que cerca de mil estudantes do ensino fundamental e médio visitem a exposição e participem das palestras, que também serão abertas à comunidade em geral”, afirmou a diretora da CCJM e coordenadora do projeto, Joseane Souza.

A exposição, além de divulgar a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, visa despertar o interesse pela leitura por meio de palestra com temas e cenários abordados em torno dos romances do escritor, bem como, viabilizar a democratização do acesso ao livro por meio da mostra bibliográfica, composta por cerca de 100 obras de autoria de Montello, de vários autores maranhenses e de literatura infantil.

A Secma vai doar obras de Josué Montello e vinte livros do Plano Editorial da Secretaria de Cultura (Secma) para a Secretaria de Educação do Município. Este procedimento sempre ocorre como parte das atividades do projeto. Visa incentiva o hábito da leitura e facilitar o acesso de moradores em cidades do interior do Maranhão à literatura. As doações são direcionadas às secretarias municipais, escolas ou instituições culturais.

O projeto Itinerante Exposição Josué Montello é realizado pela CCJM e tem como parceiros as prefeituras municipal por meio das Secretarias Municipais de Educação. Municípios, instituições e escolas interessados em receber a Exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218.9945 / 88352182 ou pelo e-mail ccjosuemontello@yahoo.com.br.

Josué Montello
Josué de Souza Montello nasceu em São Luís do Maranhão em 21 de agosto de 1917 e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de março de 2006. Membro da Academia Brasileira de Letras é um destacado escritor da Literatura Brasileira. Tem vasta obra, exerceu vários cargos públicos e recebeu inúmeras condecorações e prêmios no Brasil e exterior.

Foi diretor Geral da Biblioteca Nacional, fundador do Museu da República (Palácio do Catete, no Rio de Janeiro), professor de Literatura Brasileira na Universidade de Lisboa, reitor da Universidade Federal do Maranhão, embaixador do Brasil junto à UNESCO (1985 a 1989) e Presidente da Academia Brasileira de Letras (1994 a 1995). Entre as homenagens, ele recebeu o Grande Prêmio da Academia Francesa, 1987.

Sua vasta produção literária inclui Os Tambores de São Luís, O Fio da Meada, Os Degraus do Paraíso, Cais da Sagração, Os Tambores de São Luís, Noite sobre Alcântara, entre outras.

 Com informações da Central de Noticias

0 comments:

Postar um comentário