quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Três mulheres participam da Mesa Diretora do TJ-MA

Desembargadora Cleonice Freire foi eleita presidente, com 23 votos.

Posse das desembargadoras eleitas será no dia 20 de dezembro.

Cleonice (à esq.), Anildes e Nelma, eleitas para a Mesa Diretora do TJ-MA

Pela primeira vez, três mulheres formarão a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), no biênio dezembro/2013 a dezembro/2015. Nesta quarta-feira (2), a desembargadora Cleonice Freire foi eleita presidente do tribunal, com 23 votos.Para cargo de vice-presidente, a escolhida foi a desembargadora Anildes Cruz, que obteve 22 votos. Para a Corregedoria Geral de Justiça, a escolhida foi a desembargadora Nelma Sarney, também com 22 votos.

A eleição foi realizada na manhã desta quarta, em sessão plenária administrativa do TJ-MA. A posse das desembargadoras eleitas será no dia 20 de dezembro.

Atualmente, a Mesa Diretora do Judiciário maranhense é composta pelos desembargadores Guerreiro Júnior (presidente), Maria dos Remédios Buna (vice-presidente) e Cleones Cunha (corregedor-geral da Justiça).

Veja o perfil das desembargadoras eleitas:

Nelma Sarney é formada em direito pela na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Metodologia do Ensino do Direito e pós-draduada em direito. Tornou-se juíza em 1986, ocupando as comarcas de Alcântara, Ribamar e Itapecuru-Mirim e São Luís. Eleita desembargadora em 2001, foi juíza auditora da Justiça Militar do Estado do Maranhão, juíza eleitoral da 76ª Zona, membro da Comissão de Reforma do Código Penal Militar, presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME) e professora assistente de Ensino do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi a sexta mulher a compor o TJ-MA.

Anildes Cruz formou-se em direito pela antiga Faculdade de Direito de São Luís, em 1970. Tornou-se juíza em 1978 e passou pelas comarcas de Vargem Grande, Santa Inês, Pedreiras, assumindo o cargo em São Luís em 1992. Chegou ao TJ-MA após 26 anos de magistratura, promovida desembargadora por merecimento em março de 2004.


Cleonice Freire formou-se em direito pela UFMA em 1975. Tornou-se juíza em 1981, ocupando as comarcas de Alcântara, Santa Inês e Imperatriz e São Luís. Tornou-se desembargadora em 1999, onde foi membro da 3ª Câmara Cível e atuou como corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Foi presidente da Corte Eleitoral do Maranhão em 2007, presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos TREs em 2008, vice-presidente do TJ-MA em 2010/2011. Integrar a Comissão Multidisciplinar do Conselho Nacional de Justiça, e coordenadora da Infância e Juventude desde março de 2010, onde vem desenvolvendo um trabalho social voltado à população infanto-juvenil.

Fonte: G1 MA

0 comments:

Postar um comentário