quinta-feira, 16 de setembro de 2010

COM APOIO DE PRATICAMENTE TODOS OS PREFEITOS DO MARANHÃO, ROSEANA NÃO VENCE NO PRIMEIRO TURNO

Publicado em 15 de setembro de 2010 por John Cutrim

Segundo matéria publicada pelo portal iG, levantamento feito pela coligação “O Maranhão não pode parar” afirma que 203 dos 217 prefeitos maranhenses apoiam oficialmente a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

De acordo com a reportagem, 93,5% dos prefeitos em todo o Estado aderiram à campanha peemedebista. Os outros 14 restantes (6,5%) estão divididos entre os dois candidatos da oposição Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), com ampla maioria para o primeiro.

Nesse caso, se o número de prefeitos refletisse transferência de votos em cada um dos municípios comandados pelos alcaides, Roseana hoje estaria com no mínimo 70% das intenções de votos do eleitorado do Estado. No entanto, a realidade tem sido totalmente diferente.

Apesar de ter praticamente todo o apoio da classe política maranhense, as pesquisas de intenções de voto (Escutec, Ibope, Opinare) mostraram, até o momento, que Roseana Sarney tem caído – ligeiramente – a cada consulta realizada. Os postulantes da oposição, em desvantagem, permanecem estáveis.

Ao contrário do Maranhão, em Pernambuco 161 dos 184 gestores municipais apoiam a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) e se as eleições fossem hoje, seria reconduzido ao cargo já no primeiro turno 63% das intenções de voto conforme pesquisa DataFolha.

Aqui, em contrapartida, tem sido diferente. Nem mesmo o empenho das mais de duzentas principais lideranças políticas do Estado consegue reverter o quadro a favor de Roseana. O que garantiram até agora mesmo foram somente os seus votos e o da família. A cada dia fica mais iminente que a eleição será decidida no segundo turno.

0 comments:

Postar um comentário