quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

OGX DE EIKE JÁ TEM LICENÇA PARA EXPLORAR GÁS NO MA

A OGX Maranhão, do grupo EBX, do empresário Eike Batista, obteve da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão a licença de instalação o projeto de de produção e escoamento de gás natural nos campos Gavião Real e Gavião Azul, na bacia do Parnaíba.

A produção do gás deve começar no segundo semestre e pode atingir até 6 milhões de metros cúbicos/dia --volume capaz de dobrar a extração de gás em terra no Brasil. A OGX Maranhão é uma associação da OGX, petroleira de Eike Bastista, e da MPX, empresa do grupo de área de energia.

O motivo da sociedade é que todo o gás será destinado à geração termelétrica, na usina Parnaíba, principal complexo termelétrico em implantação no Brasil. Atualmente, a capacidade total contratada do complexo já alcança 1.500 MW.

Segundo as empresas, as obras de construção da unidade de tratamento de gás começam nas próximas semanas. A unidade ficará próxima à termelétrica, no município de Santo Antônio dos Lopes (MA).

A unidade vai remover os líquidos existentes no gás extraído, além de filtrar e aquecer o gás para prepará-lo para a geração térmica. O investimento total será de US$ 110 milhões.

Na bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão já perfurou 10 poços.

PEDRO SOARES DO RIO PARA FOLHA

0 comentários:

Postar um comentário