sábado, 28 de outubro de 2017

Prédios do Instituto Chico Mendes e Ibama são incendiados em Humaitá no Amazonas

   Prédios do Instituto Chico Mendes e Ibama são incendiados no Amazonas 
Os prédios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidde (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram incendiados em Humaitá, no Amazonas, nesta sexta-feira, dia 27. Um grupo de garimpeiros é suspeito do ato criminoso.
O crime aconteceu após deflagração da Operação Ouro Fino, uma ação conjunta do Ibama e ICMBio, na quarta-feira, dia 25. A ação fiscaliza a extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Até agora, 37 balsas de garimpeiros foram apreendidas. Os garimpeiros protestaram contra a ação e contra o fato de algumas balsas terem pegado fogo, daí invadiram e incendiaram os prédios.
A Força Nacional tentou conter os manifestantes, e houve confronto. Eles estão na cidade para acompanhar a Operação, em apoio ao Ibama.
Os manifestantes também invadiram o prédio do Incra, onde funciona o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), sendo contidos. Como não conseguiram seu intento, atearam fogo em veículos que estavam na área.
Segundo o G1, os garimpeiros culparam o grupo de agentes da Operação Ouro Fino pelo fogo nas balsas. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Aldo de Campos Costa, que acompanha a situação no local, afirmou que os órgãos ambientais atuaram dentro da legalidade.
"No início e durante a operação o Ibama agiu estritamente dentro da legalidade, no exercício do poder de polícia que é atribuído ao órgão ambiental (...). Em momento algum houve incêndio provocado pelos órgãos ambientais. O que ocorreu foi o desmonte e apreensão de balsas que estavam posicionadas irregularmente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira", declarou ele ao G1.
Em entrevista ao G1, o procurador reforçou que a atividade realizada por garimpeiros no Rio Madeira é ilegal. "Houve uma retaliação a uma operação legítima e legal dos órgãos ambientais. O Rio Madeira está sendo alvo de uma atuação, por parte desses garimpeiros, bastante nociva e há muito tempo, o que tem ocasionado sérios prejuízos ao meio ambiente. Eles têm ciência de que é uma atividade irregular. Mais do que isso, é uma atividade criminosa", afirmou.
O procurador afirmou que os responsáveis pela depredação estão sendo identificados e serão processados, e podem, se condenados, cumprir pena de até três anos de detenção por dano ao patrimônio da autarquia. 
Fotos: Raolin Magalhães/Rede Amazônica

GGN

0 comments:

Postar um comentário