quarta-feira, 23 de março de 2011

DICAS PARA DECLARAR O IR

Veja como é fácil preencher a sua declaração do Imposto de Renda. Mais de um milhão de pessoas já entregaram a declaração em todo o país. Quem é obrigado a prestar contas com a Receita tem até o dia 29 de abril.

É a primeira vez que Inês Braga declara o imposto de renda. Pra tirar as dúvidas, ela consultou um contador. “Nunca fiz isso antes, não tenho muita destreza com números, não sei mexer no programa”, diz.

São obrigados a fazer a declaração:
- os contribuintes que receberam mais de R$ 22.487,45
- quem recebeu rendimentos isentos, como poupança e aplicações financeiras, superiores a 40 mil reais.
- quem tem patrimônio acima de 300 mil reais
- quem teve lucro na venda de bens
- quem realizou transações em bolsa de valores, de mercadorias ou de futuros.
- produtores rurais com receita bruta superior a R$ 112.436,25.

Agora não existe mais a declaração em papel. Ela só pode ser entregue em disquete e pela internet. Se surgir dúvida na hora de definir qual tipo de declaração você vai fazer, a simplificada ou a completa, é só jogar os dados no programa que ele mesmo informa qual é a opção mais vantajosa pra você.

“Declaração simplificada é aquela que você informa o seu rendimento e o próprio programa calcula quanto é que você tem de desconto”, explica o contador Paulo César Constantino dos Santos. "A completa, você entra com todos os pagamentos que você fez para médico, para dentista, clínica, advogados, comissão de recebimento de alugueis."

Inês não tem dependentes, nem recibos médicos ou de escola. O contador fez uma simulação. “A declaração completa você teria esta restituição de 138 reais. Se você optar pelo simplificado, a restituição sobe para 299”, mostra o contador.

Depois das explicações, Inês resolveu preencher sozinha a declaração.

“Agora tenho uma noção bem melhor de como fazer, vou entrar mais tranquila no site para poder fazer a declaração”, conta Inês.

Jornal Hoje
Liliana Junger Belo Horizonte, MG

0 comments:

Postar um comentário