quinta-feira, 24 de março de 2011

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PODE MUDAR, DIZ FLÁVIO DINO

O ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) postou ontem (23), em sua página no twitter, uma declaração no mínimo curiosa. Candidato a governador na eleição do ano passado, o comunista pode ter dado uma pista sobre o processo que pede a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

“Hoje, acho que o resultado das eleições de 2010 vai mudar novamente…”, disse Dino no microblog, derrotado na eleição para o governo do Estado por uma diferença de 0,08% (oito centésimos) dos votos.
Uma possível reviravolta a que Dino se refere está relacionada ao Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) formulado pelo ex-governador José Reinaldo que, com base em denúncias de abusos praticados durante a campanha eleitoral, pede na Justiça a cassação dos diplomas de Roseana e de seu companheiro de chapa, Washington Luiz.

No último dia 14, Roseana foi notificada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Raimundo Cutrim. A peemedebista foi convocada a apresentar as contrarrazões na inicial do processo.

Na ação, a filha do senador José Sarney é acusada de abuso de poder econômico e político, ao utilizar-se da máquina pública para celebrar centenas de convênios nos meses que antecederam as eleições, como distribuir bens através de programas sociais não previstos em lei, fazer publicidade pessoal nas campanhas do governo e de realizar gastos de campanha não contabilizados, caracterizado pelo socialista como Caixa 2.

A principal argumentação é o uso de recursos públicos, quase R$ 1 bilhão (ou até mesmo valor superior) somente em convênios eleitoreiros. Com farta documentação, o recurso formulado apresenta uma extensa lista de provas dos convênios assinados por Roseana, que foram pagos em tempo recorde, geralmente em dois dias entre a assinatura e o efetivo pagamento, com a emissão da ordem bancária.

Na representação, o advogado Rodrigo Lago classifica de absurdo os métodos utilizados pelo governo Roseana para atrair o apoio dos prefeitos, e que somente no mês de junho celebrou 979 convênios em um total de R$ 400 mi. Desses, 257 foram celebrados no dia 24 de junho, data da convenção partidária que escolheu Roseana Sarney candidata pela coligação PMDB/PT.

Realmente, diante das provas apresentadas, Flávio Dino tem ‘milhões de motivos’ para afirmar que a eleição de 2010 pode ter outro desfecho. Resta, agora, aguardar.

Do Blog do John Cutrim

0 comments:

Postar um comentário