quarta-feira, 15 de junho de 2011

MPX, DE EIKE BATISTA, COMPRA USINAS PARA MONTAR NO MA

Empresa pretende transferir os projetos para o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Maranhão.

A MPX Energia, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, firmou nesta quarta-feira acordo com a Bertin Energia e Participações para compra dos projetos das usinas termelétricas Joinville e MC2 João Neiva, ambas no Espírito Santo, movidas a gás natural liquefeito e com capacidade total de 660 MW.

A negociação entre MPX e Bertin foi antecipada na edição de hoje do Valor. A MPX pretende transferir os projetos para o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Maranhão. A companhia já possui licença de instalação para implantar 1.863 MW de geração a gás natural na região, aproveitando os planos da OGX Maranhão, que pretende produzir 5,7 milhões de metros cúbicos de gás por dia em 2013.

Os dois projetos comercializaram energia no leilão A-5 realizado em 30 de setembro de 2008, na forma de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado por Disponibilidade (CCEAR), totalizando 450 MW médios, a um preço (Índice de Custo Benefício - ICB) de R$ 146,00 por MWh e receita fixa anual de R$ 323,8 milhões.

Os CCEARs têm prazo de 15 anos, com início de vigência em janeiro de 2013, informa a MPX. A aquisição ainda está sujeita à autorização pela Agência Nacional de Energia Elétrica ("ANEEL") para transferência dos projetos para o Maranhão. O valor do negócio não foi revelado.

Valor Online 

0 comments:

Postar um comentário