segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PESQUISA CNT: LULA DISPARA, BOLSONARO CAI, MARINA, ALCKMIN E CIRO AFUNDAM

Ainda sem captar a decisão da ONU de cobrar do Brasil que respeite a própria lei e autorize a candidatura do líder da oposição, Lula, encarcerado sem provas, pesquisa da  antipetista Confederação Nacional dos Transportes mostra Lula disparando, Bolsonaro caindo e Marina, Alckmin e Ciro afundando. Desse jeito, Lula chegará à eleição com 100% dos votos
A primeira pesquisa nacional desde o início oficial da campanha eleitoral de 2018 foi divulgada nesta segunda-feira (20) e traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar na disputa presidencial, com 37,3% das intenções de voto.
O levantamento foi feito pelo instituto MDA e encomendado pela CNT (Confederação Nacional de Transportes).
O deputado federal e candidato do PSL ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 18,8%.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre a última quarta-feira (15) e este sábado (18), em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Foram testados os 13 candidatos que pediram registro ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ser a primeira vez em que o cenário traz apenas os 13 candidatos ao Planalto, não é possível comparar os índices desta pesquisa com os dados anteriores divulgados pelo MDA.
Veja o resultado:
Lula (PT) – 37,3%
Jair Bolsonaro (PSL) – 18,8%
Marina Silva (Rede) – 5,6%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,9%
Ciro Gomes (PDT) – 4,1%
Alvaro Dias (Podemos) – 2,7%
Guilherme Boulos (PSOL) – 0,9%
João Amoêdo (Novo) – 0,8%
Henrique Meirelles (MDB) – 0,8%
Cabo Daciolo (Patriota) – 0,4%
Vera (PSTU) – 0,3%
João Goulart Filho (PPL) – 0,1%
José Maria Eymael (DC) – 0%
Branco/Nulo – 14,3%
Indeciso – 8,8%
Transferência de votos
A pesquisa CNT/MDA não testou entre eleitores um cenário sem o ex-presidente Lula. A pesquisa avaliou, entretanto, quem eventualmente receberia os votos destinado a Lula caso o candidato, inelegível pela Lei da Ficha Limpa, não possa disputar a eleição.
A candidatura de Lula foi questionada e o TSE deve decidir se o ex-presidente, que está preso desde de abril, poderá disputar as eleições de outubro. Por ter sido condenado em segunda instância, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e se tornou potencialmente inelegível.
Considerando apenas o universo de eleitores que inicialmente declararam voto no petista (37,3%), o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, ficou em primeiro lugar, com 17,3% das intenções de voto, seguido de Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente.
NOTA DA REDAÇÃO: Porém, os eleitores não sabem quem seria o candidato indicado por Lula, que seria Haddad. 
Somados, votos brancos e nulos e índice de indecisos representam 47,9% do total.
Respostas espontâneas Registrada no TSE sob o número BR-09086/2018, a pesquisa também trouxe um cenário espontâneo, no qual os entrevistados foram questionados em quem votariam sem que nenhum nome fosse apresentado previamente.
Desta forma, Lula ficou em primeiro, com 20,7%. Em seguida, aparece Bolsonaro, com 15,1%.
Lula (PT) – 20,7%
Jair Bolsonaro (PSL) – 15,1%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 1,7%
Ciro Gomes (PDT) – 1,5%
Alvaro Dias (Podemos) – 1,3%
Marina Silva (Rede) – 1,1%
Outros – 1,4%
Branco/Nulo – 18,1%
Indeciso – 39,0%
Blog da Cidadania

0 comments:

Postar um comentário