domingo, 21 de outubro de 2018

BREVE LISTA DE PERGUNTAS SIMPLES PARA DESPERTAR A RAZÃO DEMOCRÁTICA, POR ION DE ANDRADE


Foto Carta Maior
Os manipuladores querem atiçar as emoções para obter dividendos políticos e o ódio é a grande ferramenta para produzir convencimento. Ele é irracional, fácil de atiçar e é o distintivo mais evidente dos fascismos ao longo do tempo.
Aos democratas cabe o esforço de fazer despertar da hipnose esses milhões tomados pela fascistização em marcha. E isso não pode ser feito com uma outra manipulação de sentido contrário, temos que "quebrar o encanto", trazendo as pessoas à razão. Não é fácil, porém só uma verdade, não manipuladora, tem o poder de trazer de volta à consciência essa multidão de hipnotizados, numa lógica inicial que talvez tenha que ser simples e de fácil compreensão, como comida leve para doentes graves.
Sem ambição de ser exaustivo, e outras perguntas poderiam ser incluídas nessa breve lista, seguem abaixo algumas delas, simples e fáceis, para o diálogo com aqueles que queremos despertar desse sono hipnótico que pode nos conduzir ao desastre.
Mulheres
- Você acha realmente que a licença maternidade deve ser reduzida? Por que se o país está mais rico do que em 1988 quando foi aprovada? Como fica o aleitamento materno dos bebês?
- Você acha que ter filhos, desejo de todo casal e necessidade para de qualquer nação, deve onerar apenas as mulheres com uma redução de salários? Os filhos são importantes apenas para as mulheres? Nesse sentido as mulheres devem ganhar menos realizando o mesmo trabalho que o homem?
- As mulheres, em média menos fortes fisicamente que os homens são particularmente vulneráveis a todos os tipos de violência. Você realmente acha que o estupro deve se tornar uma forma de ameaça e punição às mulheres, mesmo apenas na retórica?
Trabalho, saúde, educação e direitos sociais
- Você acha realmente que o décimo terceiro salário deve ser suprimido? Como fica o Natal? Como ficam os empregos no comércio no fim de ano?
- Você acha que o adicional de férias do trabalhadordeve ser abolido para aumentar a margem de lucro dos patrões?
- Você acha que deve trabalhar mais tempo para se aposentar do que você já trabalha? Você é a favor de uma Reforma da Previdência que obrigue o trabalhador a trabalhar praticamente até morrer? Você realmente concorda em perder, o que inclui os seus filhos e netos, direitos previdenciários duramente conquistados?
- Você realmente acha que a assistência à saúde vai melhorar com menos dinheiro?
- Você acha que com 20 anos de congelamento do SUS teremos mais empregos para os profissionais de saúde?
- A mortalidade infantil e a materna já começaram a crescer novamente, não deveríamos voltar a investir na saúde?
- Você realmente acha que uma criança de cinco, seis anos pode ter como estratégia pedagógica para aprender a ler a Educação à Distância? Você não acha que isso pioraria os níveis educacionais, sobretudo entre os mais pobres? Você inscreveria o seu filho ou filha nessa proposta de ensino?
Violência e Minorias
- Você acha que estará mais seguro se o dono do carro que você acabou de abalroar no trânsito estiver armado?
- Você acha que os seus filhos estarão mais seguros na escola quando os colegas de turma puderem furtar as armas dos seus pais e levar para a sala de aula?
- O casamento de Estado Mínimo e facilitação da compra de armas significa que você estaria sendo terceirizado para cuidar da sua própria segurança, até porque o que se promete é que não haverá concursos públicos por cinco anos, o que significa não reposição de policiais e menos policiamento. Você acha isso positivo?
- Você acha que a polícia deve realmente ter carta branca para matar e não possa ser processada se vier a matar inocentes? E o que faremos com os assassinos e psicopatas que já estiverem infiltrados na polícia? E o que faremos quando o jovem voltando para casa de noite, vindo do trabalho, do estudo ou da casa da namorada, for morto porque caiu nas mãos de maus policiais?
- Vivemos numa sociedade racista onde ser negro evoca preconceitos longamente sedimentados por uma mentalidade ainda escravocrata, por isso não é raro que jovens negros sejam mortos pela polícia confundidos com bandidos. Você realmente acha que dar à polícia carta branca para matar, tornaria esse problema menos grave? Você não acha que isso aumentaria o sofrimento de famílias já sofridas?
- Você acha que os índios, depositários de uma cultura ancestral e primeiros seres humanos a viver no Brasil não merecem mais nem 1 (hum) centímetro de terra? Quem perde com isso? Como ficam as crianças?
- Você realmente acha que um homossexual pode ser assassinado apenas pela sua opção sexual? Lembre que você deve ter parentes e amigos que serão alvos potenciais dessa violência.
- Você acha que a tortura, contra a qual a civilização cristã luta há mais de dois mil anos deve se tornar algo corriqueiro e os torturadores mais brutais serem tidos como heróis nacionais? O que esses valores ensinarão aos nossos filhos? São valores que você ensina em casa?
Campanha
- Você acha que um candidato pode ser eleito sem ter passado por nenhum debate de ideias? Você realmente concorda com isso?
- O debate é o raro momento em que os candidatos se apertam as mãos, o que é um símbolo do respeito recíproco. Você concorda que um candidato trate os seus opositores como inimigos, prometendo, por retórica ou não, inclusive metralhá-los?
- Você acha que um candidato pode fazer pose de moralista e ter sido beneficiado por doações empresariais proibidas via caixa 2 quando há pessoas de outros partidos que estão presas pelo mesmo motivo?
A hipnose fascista é simplificadora e torna as pessoas facilmente avessas a discursos complexos. A volta à realidade talvez tenha que ser feita em doses homeopáticas com lógicas simples que possam trazer à consciência os valores da civilidade, da solidariedade e do respeito mútuo que estão reprimidos mas não desapareceram.
Temos que dialogar.
GGN

0 comentários:

Postar um comentário