segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ARNALDO CARDOSO É O NOVO PREFEITO ELEITO DE BURITI COM CERCA DE 7.861 VOTOS X 7.519 DADOS A NALDO BATISTA

Neste 15 de novembro, Arnaldo Cardoso (PL) foi eleito o novo prefeito de Buriti-MA para administrar a municipalidade pelos próximos quatro anos.

Arnaldo Cardoso concorreu ao pleito pela coligação JUNTOS POR UM BURITI MELHOR, resultado de uma dissidência com Neném Mourão, e tinha como companheiro de chapa, o veterano Jenilson Gouveia (Patriotas), que servira nas últimas quatro administrações. Conhecedor de todos os recantos das gestões passadas, as usou para galgar o poder.

Com todas as urnas apuradas veio o resultado, Arnaldo Cardoso somou 7.861 votos (48,02%) contra 7.519 (45,93%) contabilizados ao atual prefeito Naldo Batista (PSC), uma vitória arrancada as custas de muito suor, numa das eleições mais disputadas da história da cidade, vencida por uma pequena margem de apenas 342 votos.

A campanha eleitoral de 2020 contou com um grande número de postulantes ao cargo de prefeito, foram seis candidatos majoritários ao todo, no que tornou a disputa relativamente polarizada, e o resultado dos demais candidatos ficou assim: Evandro Mourão - 570 votos (3,48%), Renato Barros - 246 (2,2%), Edivan do Belém - 114 (0,70%) e Geraldinho - 59 (0,36%).

Finalizadas 100% (cem) por cento das seções eleitorais, a eleição em Buriti teve 16.369 (95,92%) votos totalizados em candidatos a prefeito, sendo 556 (3,26%) votos nulos e 141 (0,82%) votos em brancos. Compareceram às urnas cerca de 17.066 eleitores (78,43%) e a abstenção fora de 4.693 votos (21,57%), apesar da pandemia.

Numa situação inusitada, Arnaldo Cardoso com uma campanha modesta enfrentou certas dificuldades ao longo da sua jornada, com pequena estrutura e pouco dinheiro, o que logo lhe rendeu o apelido de liso e que acabou virando uma espécie de hino da sua cruzada. Então diziam é o “liso” contra o “barãozinho”, e assim ganhou as ruas fazendo o maior sucesso.

JOSÉ ARNALDO ARAUJO CARDOSO, é buritiense de nascimento, proveniente da zona rural, tem 45 anos, casado, com experiência no Legislativo. Cabe ressaltar que os CARDOSO em Buriti são uma família bem numeroso. Arnaldo iniciou a carreira política em 2008 como suplente de vereador, assumindo a vaga deixada com a morte prematura do vereador eleito Mourão Neto. Em 2012, foi eleito vereador em parceria com o ex-prefeito Rafael Mesquita genro de Neném Mourão. 

Em 2016, se lançou candidato a prefeito de Buriti ombreado pelo ex-prefeito Neném, não obtendo êxito, apesar ter tido uma grande votação, ficando em segundo lugar, perdendo para o atual prefeito por uma boa margem de votos. Nessa eleição de 2020, duplado com Jenilson Goveia, como dissemos alhures, terminou se elegendo prefeito da cidade de Buriti.

Em 2020, Arnaldo Cardoso, finalmente logrou êxito numa disputa acirrada contra Naldo Batista com a máquina na mão, e que esquecera de cumprir muitos compromisso de campanha, como a construção do hospital municipal, fazendo com que enfrentasse altos índices de rejeição, principalmente, na zona rural onde foi o seu calvário.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário