sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

UMA BELA AULA DE FRANKLIN MARTINS SOBRE REVOLUÇÃO DE 30, POR FERNANDO BRITO

Completaram-se, em outubro, 90 anos da Revolução de 1930, na minha opinião o acontecimento mais marcante na formação do Brasil moderno.

Fala-se muito superficialmente dele, como se tudo ali fossem golpes, regime autoritário e privação das liberdades. Houve de tudo isso, claro, mas houve a modificação de horizontes de um país meramente agrário para os de um país industrial que ensaiamos ser e que, miseravelmente, vem sendo destruído nos últimos anos.

Para estas horas mais vazias do dia de Natal, vale muito dar 20 minutos de atenção a uma rápida e fundamentada aula que o jornalista Franklin Martins, ex-ministro de Lula, dá sobre aqueles acontecimentos.

Franklin, um apaixonado por nossa história, tanto quanto por este sonho de um Brasil moderno não perde a crítica mas dá a dimensão histórica do varguismo que, afinal, criou a matriz que está no DNA do pensamento progressista brasileiro ainda hoje, claro que com diferenças importantes, mas ainda no mesmo eixo – ou fio, se preferirem – da história deste país. Assista os vídeos abixo:

Do Tijolaço.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário