sábado, 12 de fevereiro de 2011

TRE-RR CASSA GOVERNADOR E DEPUTADOS

Por usar o programa de maior audiência da Rádio Roraima AM para se promover nas eleições
Governador de Roraima, Anchieta Júnior 

O governador reeleito de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), foi cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por usar a emissora de rádio do governo para se promover durante as eleições do ano passado.

A decisão foi por cinco votos a dois. O TRE determinou aplicação de multa de R$ 53.205 (50 mil Ufirs) e a diplomação de Neudo Campos (PP), o segundo colocado nas eleições. Ele deve assumir o governo de Roraima na segunda-feira.

De acordo com o TRE-RR, Anchieta poderá contestar a decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas terá que aguardar a decisão fora do cargo.

Anchieta Jr. perdeu o mandato por usar o programa de maior audiência da Rádio Roraima AM para se promover nas eleições. A emissora é vinculada ao governo.

A ação de cassação foi proposta por Neudo Campos. Ele embasou a acusação em áudios e transcrições de programas apresentados por Mário César Balduíno.

Também foram cassados  nesta sexta-feira os mandatos de Francisco Vieira Sampaio (PRP), o Chico das Verduras, eleito deputado federal, e de George Melo (PSDC), eleito estadual. 

Além de perderem os diplomas, os dois ficarão inelegíveis por oito anos, a contar das eleições de 2010. A votação dos juízes foi unânime. 

Em setembro do ano passado, ambos foram presos porque, segundo a Polícia Federal, prometeram sortear para 200 pessoas três carros novos com R$ 1.000 no porta-luvas cada um, caso fossem eleitos. 

Em 2007, Chico das Verduras teve o mandato de deputado estadual cassado por distribuir sopa para pessoas carentes durante o período eleitoral de 2006. Concorrendo à Câmara na última eleição, conseguiu conquistar 5.903 votos. 

Os suplentes assumirão os cargos assim que a decisão for publicada no Diário da Justiça, até segunda-feira, de acordo com o TRE-RR. 

Na Assembleia de Roraima, entra o ex-deputado Damosiel Lacerda (PRP). Na Câmara dos Deputados, assume Francisco Evangelista (PSL). 

A reportagem não conseguiu contato com George Melo. O advogado de Chico das Verduras não atendeu as ligações. Eles poderão recorrer da decisão do TRE-RR. 

Com informações da Folha

0 comments:

Postar um comentário