terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MA BENEFICIARÁ LEITE DE BÚFALA

 Marannhão tem o terceiro maior rebanho de bubalinos do Brasil.

Com um rebanho de mais de 80 mil bubalinos que coloca o Maranhão no 3º lugar entre os maiores do Brasil, o Estado deve receber, em breve, uma usina de beneficiamento de derivados de leite de búfala. O anúncio foi feito pelo diretor executivo da Tapuio Agropecuária Ltda, Francisco Veloso, em reunião com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Cláudio Azevedo, na segunda-feira (14).

A nova usina está sendo construída no município de Santa Inês, a 253 km de São Luís, e inicia sua operação no próximo dia 21 de fevereiro, com uma capacidade instalada para produzir até 30 mil litros de leite de búfala. "O Maranhão tem um grande potencial para desenvolver a cadeia produtiva do búfalo, sobretudo no município de Viana, onde está concentrado o maior plantel (grupo de animais selecionados) do rebanho local", disse Francisco Veloso.

O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, afirmou que também acredita no potencial do Estado. "Estamos dispostos a apoiar a revitalização da cadeia produtiva do búfalo porque sabemos que o Estado já possui um rebanho competitivo. Falta apenas desenvolver o manejo correto para otimizar os resultados, sobretudo na produção e beneficiamento do leite", destacou Cláudio Azevedo. Veloso ressaltou que o leite de búfala é um produto nobre, com grande demanda de mercado, inclusive o local. "O leite de búfala costuma render 50% mais que o leite de vaca", informou.

Filial

A usina maranhense de beneficiamento de leite de búfala será uma filial da Tapuio Agropecurária Ltda., sediada no município de Taipú, no Rio Grande do Norte, e único lacticínio de derivados de leite de búfalas no Nordeste a possuir o S.I.F. (Selo de Inspeção Federal) do Ministério da Agricultura. A marca DiBufalo, pertencente à empresa agropecuária, já está disponível em redes de supermercados maranhenses.

Blog Dom Severino

0 comments:

Postar um comentário