sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DUTRA QUER MELHORIAS PARA QUEBRADEIRAS DE COCO

 Deputado Federal Domingos Dutra
O beneficiamento do babaçu foi um dos temas em evidencia abordado na reunião interdisciplinar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Sete Lagoas (MG), nesta quinta-feira (17). O deputado Domingos Dutra (PT-MA) participou da reunião propondo sugestões para a melhoria no trabalho das quebradeiras com o intuito de garantir melhor rendimento dos produtos originados do babaçu.

Empresas apresentaram política de aproveitamento do babaçu para aumentar o nível de renda das quebradeiras. Uma exposição sobre a história do babaçu mostrou a face ecológica e econômica da amêndoa e as organizações das quebradeiras que tratam da produção e da industrialização do babaçu, tais como o artesanato, óleo, sabonete, shampoo dentre outros.

Domingos Dutra expos o Projeto de Lei Babaçu Livre e explicou os objetivos do PL: “garantir o livre acesso das quebradeiras de coco nas matas nativas; preservar as matas de babaçu da devastação por meio dos correntões, fogos, agrotóxicos e outras práticas nocivas ao meio ambiente; e estabelece obrigações sociais do poder publico, para o aproveitamento integral do babaçu e a melhoria da qualidade de vida das quebradeiras e suas famílias”, destacou o deputado.

Durante o evento o deputado defendeu a utilização integral de todos os produtos que o babaçu propicia e manter a identidade das quebradeiras de coco enquanto categoria econômica e profissional já que elas não querem se transformar apenas em catadoras e babaçu.

Central de Notícias

0 comments:

Postar um comentário