quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CALVÍCIE PODE SER CÂNCER DE PRÓSTATA, DIZ ESTUDO

Homens que começam a perder cabelo por volta dos 20 anos de idade estão mais propensos a desenvolver câncer de próstata e podem se beneficiar de triagem para a doença, segundo um novo estudo divulgado nesta quarta-feira, dia 16, e publicado online na revista sobre câncer Annals of Oncology.

O estudo francês comparou 388 homens que tratavam o câncer de próstata com um grupo de 281 homens saudáveis e descobriu que aqueles com a doença tinham duas vezes mais ocorrência de terem se tornado calvos por volta dos 20 anos. No entanto, se os homens começassem a perder os seus cabelos aos 30 ou 40 anos, não haveria diferença no risco de desenvolver câncer de próstata em relação ao grupo controle.

O estudo não encontrou associação entre a perda de cabelo precoce e um diagnóstico do câncer de próstata, e nem qualquer ligação entre a perda de cabelo e o desenvolvimento de câncer. Este é o primeiro estudo a sugerir uma ligação entre ficar careca por volta dos 20 anos e o desenvolvimento do câncer de próstata mais tarde.

"Precisamos de uma maneira de identificar os homens com alto risco de desenvolver a doença e que poderiam ser direcionados para a seleção e também considerados para a prevenção de quimioterapia com drogas antiandrogênicas como a finasterida. A calvície por volta dos 20 anos pode ser um desses fatores de risco facilmente identificáveis, porém precisamos pesquisar mais para poder confirmar isso¿, disse o professor Philippe Giraud, um dos líderes do estudo.

(Terra)

0 comments:

Postar um comentário