sábado, 17 de julho de 2021

EMPRESA FARMACÊUTICA PAGOU POR ANÚNCIOS DOS “MÉDICOS PELA VIDA”, POR FERNANDO BRITO

Saudades dos tempos em que os “propagandistas farmacêuticos” eram aqueles senhores modestos que, com uma malinha preta, geralmente poída, passavam a frente da gente que esperava a consulta, para deixar apenas as “amostras grátis” que logo eram passados adiante aliviando os sintomas e o bolso dos pacientes.

Eles ainda existem – e ralam duro – mas a propaganda das farmacêuticas se tornou muito mais corruptora: em algumas áreas da medicina, abundam os congressos e seminários, com viagens e hospedagens subsidiadas, muitos em paraísos tropicais e com programas turísticos acoplados.

Agora, porém, revela a Folha, pelo menos uma das farmacêuticas que produz – e vende como bananas – o chamado “kit Covid”, pagou os caríssimos anúncios dos tais “Médicos Pela Vida”, uma associação de médicos bolsonaristas que insiste com cloroquina, ivermectina e outras drogas de ineficácia comprovada no tratamento da doença pandêmica.

A Vitamedic é uma das principais produtoras de ivermectina do país. Em dados enviados à CPI da Covid, ela informou que aumentou a venda de caixas do medicamento em 1.230%, passando de 5,7 milhões em 2019 para 75,8 milhões em 2020.

A um preço de R$ 12 de venda, é uma “tacada” de mais de 900 milhões de reais, perto do que gastar R$ 1 milhão em anúncios é farelo. Com outros integrantes do “kit” e de outras farmacêuticas não dá nem para imaginar o quanto se lucrou com o charlatanismo patrocinado por médicos e pelo governo.

Tijolaço.

0 comments:

Postar um comentário