sexta-feira, 21 de maio de 2021

EM NOVA PESQUISA LULA VENCE BOLSONARO POR 45% A 37% NO SEGUNDO TURNO, OS DEMAIS SEM CHANCES

Pesquisa lançada na manhã desta sexta pelo Instituto Ideia aponta vitória de Lula num eventual segundo turno com Bolsonaro, com ampliação da vantagem em relação à rodada de abril. O levantamento indica que todos os candidatos da chamada “terceira via” perdem tanto para Bolsonaro como par Lula num eventual segundo turno.

(Foto: Ricardo Stuckert | Reuters).

A pesquisa do Instituto Ideia indica que Lula teria 45% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro em um eventual segundo turno se as eleições fossem hoje. Lula ampliou a vantagem desde a última sondagem, realizada há um mês, pelo instituto, quando vencia Bolsonaro por 40% a 38%.A pesquisa deve ser lida com reserva porque foi feita por telefone, o que limita a escuta dos segmentos mais pobres da população. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio. Na pesquisa presencial feita pelo Datafolha e divulgada em 12 de maio, a vitória de Lula era mais expressiva: 55% aq 32%.

Nos cenários do segundo turno feitos pela pesquisa Ideia, Bolsonaro perde apenas para Lula, vencendo todos os eventuais adversários, o que indica a inviabilidade da chamada “terceira via”: Luciano Huck (45% a 39%), Ciro (40% a 37%), Sérgio Moro (40% a 36%), Doria (46% a 33%), Tasso (44% a 30%), Eduardo Leite (44% a 29%), Amôedo (46% a 26%) e Danilo Gentili (47% a 23%).

Na simulação de segundo turno, Lula vence todos os candidatos da chamada “terceira via”. Na disputa com Lula, o petista tem 43%, e Ciro, 35%. A eleição mais acirrada de uma terceira via com Lula é contra o ex-juiz Sergio Moro (43% X 40%).

Na avaliação de 54% dos pesquisados, Jair Bolsonaro não merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato. Em relação ao ex-presidente Lula, este número cai para 50% que acham que ele não merece comandar o país novamente.

A rejeição a Bolsonaro também é alta quando os eleitores são questionados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Entre os entrevistados, 39% disseram que não dariam mais uma chance ao atual presidente. Lula aparece com 36%, seguido de João Doria, com 25%, e Sergio Moro, com 21%.

Lula lidera também a pesquisa espontânea.

Brasil 247.

0 comments:

Postar um comentário